Câmara de Vizela oferece transporte para o ensino articulado da música

A Câmara Municipal de Vizela garante transporte escolar gratuito aos alunos inscritos no ensino articulado, que frequentam a Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.
A medida, de natureza social, visa aliviar os orçamentos familiares no que toca a despesas com educação, abrangendo 265 alunos do Concelho de Vizela.

O ensino artístico em Vizela é assegurado pela Sociedade Filarmónica Vizelense, através da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense (AMSFV).

Em articulação com os estabelecimentos de ensino dos 2º e 3º ciclos de ensino básico públicos de Vizela, os alunos passaram, desde o ano letivo 2009/2010, e de forma gradual, a frequentar o ensino artístico especializado da música, nas instalações da Sociedade Filarmónica Vizelense, lecionada pelos respetivos professores.

Considerando que a música constitui uma área fundamental na formação da personalidade dos indivíduos, a Câmara Municipal entendeu colaborar com as entidades envolvidas, no sentido de facilitar a vida às famílias, através da concessão de transporte gratuito entre os estabelecimentos de ensino e a Academia de Música, desde o momento em que iniciou esta parceria com as Escolas, atendendo a que este tipo de transporte não é considerado transporte escolar.

No ano letivo de 2009/2010, primeiro ano de implementação da Academia de Música, o ensino articulado abrangia apenas 41 alunos do 5º ano de escolaridade. Progressivamente, foi abrangendo os anos de escolaridade subsequentes do 2º e do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Atualmente, a Câmara Municipal de Vizela proporciona o transporte a 265 alunos, provenientes da Escola Básica de Caldas de Vizela e da Escola Básica e Secundária de Vizela – Infias, no percurso estabelecimento de ensino – AMSFV – estabelecimentos de ensino.

Partilhar