FELIZ NATAL

19 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA

1921 - Armindo Ribeiro de Faria, um vizelense como Governador Civil de Braga. Castelo de Vizela (para edifício municipal) é uma obra sua.



CONCELHO DE VIZELA

1921 - Armindo Ribeiro de Faria (falecido em 1924), vizelense que liderou o processo de criação do Concelho de Vizela até aos anos 20 e mandou construir o "Castelo" para sede municipal, é investido no cargo de Governador Civil de Braga.

1946 - Realiza-se uma assembleia do Futebol Clube de Vizela em casa de Francisco Armindo Pereira da Costa, na rua Latino Coelho (presidente da Comissão Administrativa) para eleger os corpos gerentes para 1947/47. Francisco Costa assume a presidência da Direcção; Manuel de Sousa Oliveira a presidência da Assembleia-geral e a presidência do Conselho Fiscal é entregue ao comendador José Luís de Almeida. O Dr. António Pinto é nomeado médico do clube.


1947 - Em assembleia do FC Vizela realizada nos balneários do Campo Agostinho de Lima são eleitos os novos órgãos gerentes: Presidente da Assembleia: Manuel Sousa Oliveira Júnior; Presidente da Direcção, Damaso Pereira Dias; Presidente Conselho Fiscal: José Luís de Almeida.


1986 - FC Vizela perde em casa do Gil Vicente por 1-2 em jogo da II Divisão.


1997 - O FC Vizela perde em casa com o Freamunde por 0-2 e fica de fora da edição 1996/97 da Taça de Portugal. A equipa freamundense seria eliminada pelo FC Porto na ronda seguinte. Antes de ser eliminado, o FC Vizela deixou fora da Taça o Lamas (2-0), Beneditense (2-0), Favaios (0-3) e Fafe (1-2).


2004 - Os comboios regressam a Vizela, desta vez em via-larga depois de profunda reestruturação do troço Guimarães-S.Bento/Porto. A iauguração acontece numa viagem em que participa o Ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues. Na estação de Vizela, para além dos representantes da Câmara Municipal, juntam-se inúmeros vizelenses para "saudarem" a primeira composição a passar na via larga. A par desta obra no caminho de ferro, a REFER opera outras alterações nas vias de acesso à estação de Vizela, como foi o túnel da estação, o alargamento da Ponte de Pau e rotunda dos bombeiros, etc.

2016 - Morre Almeida Santos ex-presidente da Assembleia da república e grande apoiante da elevação de Vizela a Concelho.

2017 - Morre com 63 anos de idade, Rogério Caldas, ex-comandante dos Bombeiros de Vizela.


NESTA DATA NASCEU
1966 - EDUARDO GUIMARÃES, presidente do Futebol Clube de Vizela.
1977 - Leandro, jogador do FC Vizela em 2009/10.

NESTA DATA FALECEU
2014 - José de Abreu Fernandes (S. Adrião)
2014 - Fernando Otávio Ferreira Mendes (Moreira de Cónegos)
2009 - Maria da Conceição Ribeiro da Silva
2012 - Abílio Abreu (Vilarinho)
2015 - Arménio Barbosa Pacheco (Sta Eulália)
2017 - Manuel Rogério Pinto Caldas - S. Miguel das Caldas


NACIONAL E INTERNACIONAL