Autarquia e alunos da Universidade do Minho juntos em projeto de intervenção nas estruturas fabris em ruína

No âmbito do protocolo entra a Câmara Municipal de Vizela e a Universidade do Minho, os estudantes da área de Espaço Público do 5º ano de Arquitetura daquela universidade estão a preparar um projeto de intervenção nas estruturas fabris em ruína junto à ponte românica.


Os estudantes da área de Espaço Público do 5º ano de Arquitetura da Universidade do Minho, durante os últimos meses, têm trabalhado na cidade de Vizela, em parceria com a Autarquia e com o grupo de trabalho Cittaslow. Iniciaram o trabalho, através de autocolantes-inquérito, questionando a opinião dos vizelenses sobre a cidade, as suas angústias e sentimentos, as suas necessidades, o que acabou por se revelar muito importante para o entendimento dos problemas e necessidades da cidade e que possibilitaram chegar a algumas conclusões.

Atualmente, em parceria com o projeto Cittaslow Vizela, estes alunos estão a preparar um projeto de intervenção nas estruturas fabris em ruína junto à ponte românica.

O objetivo é que esta intervenção efémera ajude, de certa forma, a mudar o modo como todos os Vizelenses olham para aquele ponto da cidade, esquecido mas com tanto potencial.

Por isso, juntamente com a ajuda da população, estes alunos gostariam de criar um pequeno espaço cultural e de atividades lazer/físicas que, com materiais económicos e de simples construção, permitam transformar um espaço devoluto num espaço atrativo e cheio de movimento ao ar livre, trazendo uma nova vida àquelas ruínas.

O próximo passo deste trabalho será a limpeza de todo o lixo e detritos existentes pelo chão das estruturas fabris, pelo que se apela a toda a população que se junte a nós nesta limpeza, ajudando a limpar a imagem negativa daquelas ruínas.

A limpeza terá lugar no próximo sábado, dia 14 de janeiro, às 10.00h, junto à Ponte Velha.

Partilhar