27 agosto - FC Vizela-Oliveirense, este domingo, 17h00. Força Vizela

Victor Hugo Salgado presidente da assembleia da APEFE

Associação APEFE congrega os maiores organizadores nacionais de espetáculos.


Victor Hugo Salgado com Quim Barreiros
Acaba de ser apresentada a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE).
O vizelense Victor Hugo Salgado, sócio da empresa LiveAct , ocupa o cargo de presidente da Assembleia numa lista onde estão incluídos os maiores empresários nacionais como Álvaro Covões, organizador do mega festival Optimus Alive e o conhecido cantor André Sardet.

A LiveAct promove diversos espetáculos com grandes artistas nacionais e internacionais e grandes eventos como a Queima das Fitas de Coimbra, do Porto, de Évora, A Semana Académica do Algarve, a Noite Branca de Braga, festivais como o Azurara Beach, etc.

EMPRESÁRIOS DE PESO
Para além de Covões (da empresa Everything is New), a APEFE tem como impulsionadores Jorge Lopes (PEV- Entertainment) e Paulo Dias (UAU). A principal reivindicação da associação é a descida do IVA dos espectáculos ao vivo e exposições para os 6 por cento, quando actualmente se situa na taxa intermédia de 13 por cento. Nos anos pré-troika, todo o sector cultural beneficiava de um IVA à taxa reduzida. “Os espectáculos e festivais atraem cada vez mais e mais turistas, sendo hoje um dos principais conteúdos que valorizam o destino Portugal e por consequência um elemento fundamental para a dinamização da economia. Os promotores, enquanto empresários e agentes culturais, têm feito um esforço por manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espectáculos a todos os públicos”, alerta a APEFE.
A associação pretende aumentar a troca de experiências entre os vários promotores de espectáculos e eventos e trabalhar em conjunto com o Governo para o cumprimento do artigo 78.º da Constituição Portuguesa, que visa garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura.
Na direcção da APEFE está Jorge Lopes, da PEV Entertainment, como presidente. Álvaro Covões (Everything is New) e Paulo Dias (UAU) ocupam os cargos de vice-presidentes, Sandra Faria (Força de Produção) o de tesoureira e Ana Rangel (Plano 6) o de secretária. A mesa da assembleia geral tem como presidente Vítor Hugo Salgado (LiveAct Produções), João Pedro Ruela (Ruela Music) como vice-presidente e Luís Pardelha (Produtores Associados) como secretário. No conselho fiscal estão Ricardo Acto (Better World) como presidente, Alexandra Maurício (Décima Colina) como secretário e André Sardet (Domingo no Mundo) como relator. Os mandatos têm a duração de dois anos.

FONTE:  MEIOS E PUBLICIDADE