Victor Hugo Salgado presidente da assembleia da APEFE

Associação APEFE congrega os maiores organizadores nacionais de espetáculos.


Victor Hugo Salgado com Quim Barreiros
Acaba de ser apresentada a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE).
O vizelense Victor Hugo Salgado, sócio da empresa LiveAct , ocupa o cargo de presidente da Assembleia numa lista onde estão incluídos os maiores empresários nacionais como Álvaro Covões, organizador do mega festival Optimus Alive e o conhecido cantor André Sardet.

A LiveAct promove diversos espetáculos com grandes artistas nacionais e internacionais e grandes eventos como a Queima das Fitas de Coimbra, do Porto, de Évora, A Semana Académica do Algarve, a Noite Branca de Braga, festivais como o Azurara Beach, etc.

EMPRESÁRIOS DE PESO
Para além de Covões (da empresa Everything is New), a APEFE tem como impulsionadores Jorge Lopes (PEV- Entertainment) e Paulo Dias (UAU). A principal reivindicação da associação é a descida do IVA dos espectáculos ao vivo e exposições para os 6 por cento, quando actualmente se situa na taxa intermédia de 13 por cento. Nos anos pré-troika, todo o sector cultural beneficiava de um IVA à taxa reduzida. “Os espectáculos e festivais atraem cada vez mais e mais turistas, sendo hoje um dos principais conteúdos que valorizam o destino Portugal e por consequência um elemento fundamental para a dinamização da economia. Os promotores, enquanto empresários e agentes culturais, têm feito um esforço por manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espectáculos a todos os públicos”, alerta a APEFE.
A associação pretende aumentar a troca de experiências entre os vários promotores de espectáculos e eventos e trabalhar em conjunto com o Governo para o cumprimento do artigo 78.º da Constituição Portuguesa, que visa garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura.
Na direcção da APEFE está Jorge Lopes, da PEV Entertainment, como presidente. Álvaro Covões (Everything is New) e Paulo Dias (UAU) ocupam os cargos de vice-presidentes, Sandra Faria (Força de Produção) o de tesoureira e Ana Rangel (Plano 6) o de secretária. A mesa da assembleia geral tem como presidente Vítor Hugo Salgado (LiveAct Produções), João Pedro Ruela (Ruela Music) como vice-presidente e Luís Pardelha (Produtores Associados) como secretário. No conselho fiscal estão Ricardo Acto (Better World) como presidente, Alexandra Maurício (Décima Colina) como secretário e André Sardet (Domingo no Mundo) como relator. Os mandatos têm a duração de dois anos.

FONTE:  MEIOS E PUBLICIDADE

Partilhar