O ddV saúda todos os candidatos às autarquias do Concelho de Vizela concorrentes às eleições de 1 de outubro. Viva o Concelho de Vizela.

22 DE FEVEREIRO AS DATAS DA HISTÓRIA

2009 - Inauguradas obras de requalificação da Igreja Paroquial de Santo Adrião com a presença do Bispo do Porto D. Manuel Clemente.

CONCELHO DE VIZELA

1953 - Várias dezenas de vizelenses concentram-se na estação da CP de Vizela para verem passar no comboio com destino a Guimarães o presidente da República, Marechal Craveiro Lopes. O Presidente acenou da janela do comboio aos vizelenses que o aplaudiram efusivamente.

1982 - A Câmara Municipal de Guimarães reúne para debater a pretensão de Vizela a Concelho e vota contra. Entre os políticos encontra-se o vereador socialista Mendonça Pinto, comandante dos Bombeiros de Vizela e ex-presidente da Junta de Turismo que vota contra também. Foi um golpe fatal. Abandonou tudo o que tinha em Vizela e viveu até morrer numa freguesia próxima de Guimarães. O vereador vizelense Manuel Campelos, eleito como independente pela Aliança Democrática (AD), não compareceu à reunião.

1989 - O Vizela vence em Guimarães o Beira Mar por 2-1 em jogo referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.

2007 - Assembleia Municipal de Vizela aprova, com a abstenção da "Coligação por Vizela", a geminação de Vizela com a localidade francesa da Frontignan.

2009 - Inauguradas obras de requalificação da Igreja Paroquial de Santo Adrião com a presença do Bispo do Porto D. Manuel Clemente, do Presidente da Câmara de Vizela, Francisco Ferreira, do pároco local P. Marcos e do Presidente da Freguesia, António Costa. Obras arrancaram em Dezembro de 2007 e dotaram aquela igreja românica com novas estruturas na sacristia, capela mortuária, casas de banho, parque de estacionamento e salas de serviço. A obra custou 350 mil euros, tendo a Câmara de Vizela comparticipado em 20 por cento do seu custo global.

NESTA DATA NASCEU

1908 - Cecília Ribeiro, a mulher mais idosa do Concelho de Vizela (106 anos).
- Cantor José Luís Piloto.

1970 - RICARDO OLIVEIRA, jogador formado nas escolas do FC Vizela e actualmente treinador dos juniores do Lousada. Jogou nos séniores do Vizela sete épocas de 1987/91 de 1998/00 e parte da temporada 2000/01. Foi o primeiro (e único) jogador vizelense a sagrar-se campeão nacional da I Divisão (FC Porto, 1991/92). Jogou ainda no Amarante, Fafe, Aves, Boavista, Leça, Famalicão, Académica, Nacional e FC Porto.

NESTA DATA FALECEU
2009 - Fernando Ferreira Neto (Lustosa)
2013 - José Ribeiro (S. Miguel)


NACIONAL E INTERNACIONAL