VISITE VIZELA

25 de FEVEREIRO as DATAS da HISTÓRIA

1944 - É fundada a Casa do Povo de Vizela.



CONCELHO DE VIZELA


1450 — Carta de El-rei D. Afonso, dada em Évora, confirmando a de El-rei D. João I, dada em Santarém a 6-5-1407, que fez mercê ao senhor da Quinta de Gominhães, em S. João das Caldas, coutando-lhe e proibindo que se pesque no rio Vizela, na parte que vai desde a ponte das Caldas contra o oriente até ao vau de Unhão. 

1944
- Fundação da Casa do Povo de Vizela. Sede social é inaugurada mais tarde por Santos da Cunha, governador civil de Braga. Na foto pode-se ver o pároco de S. MIguel das Caldas, Monsenhor José Monteiro. A criança mais pequenina é Maria José Ferreira, filha do presidente da Casa do Povo, José Ribeiro Ferreira..

1984 - São eleitos os primeiros órgãos sociais da Associação Desportiva S. Paio Sport Club (Vizela). Direcção-presidente: José Maria da Silva Monteiro; Vice: João Eugénio da Silva Pinto; Tesoureiro: Fernando João Vieira; Secretários: Manuel Morais de Freitas e Alcino Alves Machado.
Assembleia-presidente: Isidro da Costa Ferreira; Vice-presidente: Adão Mendes Henriques e secretário João Lopes Monteiro.
Conselho-fiscal-presidente: Gaspar Vaz Moreira; secretário: António Joaquim Coelho Monteiro; relator: Miguel da Rocha Félix.
O elenco dirigente foi proposto pelo sócio José Abreu Fernandes.

1988 - Abílio Pimenta é reeleito pelo terceiro mandato consecutivo presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela. Manuel Moreira Pereira reassume a presidência da Assembleia-geral e Armando da Silva Antunes o Conselho Fiscal-

2011 - A Assembleia Municipal de Vizela vota a favor da elevação de Santa Eulália à categoria de Vila com os votos do PS e BE. A Coligação Por Vizela absteve-se.


2017 José António Cunha Marques, 35 anos na Sociedade Filarmónica Vizelense é promovido a sócio de mérito.

2017 - O nome do Padre Constantino Matos de Sá é atribuído a uma avenida da freguesia de S. Miguel onde é pároco. A decisão partiu da Câmara Municipal de Vizela.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NESTA DATA NASCEU
- Tomás Cunha (Chefe Tomás) dos Bombeiros Voluntários de Vizela.
- Zezé, ex-jogador do CCD de Santa Eulália.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FALECEU NESTA DATA