Palestra "A Música das Estrelas e a Procura de Novos Mundos"

Dia 24 de Fevereiro, pelas 11H30 - auditório 1 da Escola de Infias-Vizela peloa astrofísico Dr. Tiago Campante vizelense.


Orador:
Astrofísico Tiago Campante (Doutor) - (U. Birmingham- Reino Unido), de origens vizelenses

Cientista português, de origens vizelenses, que analisou cerca de 500 estrelas do tipo solar a partir das oscilações luminosas captadas pelos telescópios Kepler (EUA) e CoRoT (França), que permitiu descobrir o enquadramento e futuro do Sol.
Nesta apresentação, o astrofísico Tiago Campante irá explicar como os astrónomos "ouvem" o som das estrelas e descobrem novos mundos na nossa Galáxia, mostrando que "muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem", e que "muitas delas albergam planetas semelhantes à Terra".

Os seus principais interesses centram-se na ciência exoplanetária e num ramo da física estelar designado de asterossismologia.
Tem vindo a contribuir ativamente para o programa científico da missão Kepler da NASA e, atualmente, encontra-se envolvido no trabalho de preparação para as missões espaciais TESS (NASA) e PLATO (ESA).

A duração total será de 1 hora. 35-40 minutos de palestra, deixando o resto do tempo para perguntas.

-------------------------
👉Manuel Abreu

Partilhar