Feira Romana de Vizela, 9 a 11 de junho. Participe.

19 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA

1998 - Concelho de Vizela é votado favoravelmente na Assembleia da República.

CONCELHO DE VIZELA

* 1998 – VIZELA É CONCELHO. Ao fim de mais de um século de luta, Vizela é promovida pela Assembleia da República à categoria de Município.
* 2003 - É inaugurado o relvado sintético do estádio do FC Vizela pelo presidente da Câmara Francisco Ferreira. Uma nova sala de troféus e um vasto auditório são também inaugurados no estádio. Alberto Sousa era o presidente do FC Vizela.
* 2004 - Câmara Municipal de Vizela inaugura os infantários de Lagos-Santo Adrião; S. Paio, Padim-S.Miguel; Emxertos-S.João e Infias.
* 2004 - As imagens das sete igrejas paroquiais do Concelho ficam expostas em azulejo no coreto do Jardim Manuel Faria.
* 2005 - Feriado Municipal. Presidente da Câmara, Francisco Ferreira inaugura o Mercado Municipal, a Praça Multiusos (feira) onde no dia anterior actuou o cantor Marco Paulo, e o 2º troço da circular a Vizela entre a Rotunda dos Bombeiros e a Rotunda Guilherme Caldas Peixoto.
* 2005 - A Câmara Municipal de Vizela distingue com a Medalha de Mérito-Grau Ouro a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela; o Futebol Clube de Vizela; a Fundação Jorge Antunes e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
* 2005 - A Câmara M. de Vizela distingue com Medalha de Mérito Municipal as seguintes instituições vizelenses: Sociedade Filarmónica; Casa do Povo; Associação Comercial e Industrial.
* 2006 - Manuel da Costa Campelos, fundador do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV), é agraciado pela Câmara Municipal de Vizela com a Medalha de Mérito Grau Ouro e considerado "Cidadão Honorário de Vizela".
* 2006 - Vizela recebe e vence o Moreirense por 2-1 em jogo a contar para a 27ª Jornada da II Liga com o estádio a registar uma bonita moldura humana afecta a ambas as equipas em dia de aniversário concelhio. Bock marcou o seu 14º golo da época, Orlando do Moreirense marcou na própria baliza o mesmo acontecendo por parte de Machado do Vizela.
* 2006 - Inserido nas comemorações do oitava aniversário do Concelho, é inaugurada a escola C+S em Infias-Vizela pelo Secretário de Estado da Educação, Valter Leal.
* 2009 - Câmara Municipal distingue com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal os empresários Armando da Silva Antunes e Domingos Vaz Pinheiro e os músicos Renato Costa e Costa Vieira com a Medalha de Prata. A CMV é presidida por Francisco Ferreira.

* 2010 - Concelho festeja 12 anos: inauguração do “Complexo de Apoio Social Alargado - Casal do Telhado”, na Freguesia de Santa Eulália; Lançamento da 1.ª Pedra do “Centro Escolar de S. Miguel” e condecoração da escritora e historiadora vizelense Maria José Pacheco, com a medalha de mérito municipal, grau ouro. José Junqueiro, Secretário de Estado do Poder Local, Presidiu às cerimónias.
A CMV é presidida por Dinis Costa.

2011 - Concelho festeja 13 anos. Padre Constantino Matos de Sá (pároco de S. Miguel das Caldas e Santuário de S. Bento), Padre José Fonseca Lemos, pároco de Santa Eulália de Vizela e de Santo Estêvão são reconhecidos pelo Município de Vizela com a Medalha de Ouro Municipal. Albino Simões é reconhecido com Medalha de Grau Prata.


2014 -  Sedes para 13 coletividades num ano em que não houve medalhas para personalidades no aniversário do Concelho.

2015 - Povo de Vizela é reconhecido pela sua luta em prol do concelho e recebe Medalha da Câmara Municipal.

NASCEU NESTA DATA
1951 - Maria Albina, intérprete de "Cuquinho da Ribeira, gravado em disco vinil.

FALECEU NESTA DATA
1998 - Emílio Caldas
2009 - Maria da Conceição Lopes Vaz(Sta Eulália)
2010 - Maria da Conceição
2010 - José Armando Fernandes de Oliveira ("Medonho"),
2012 - Maria Etelvira Caldas Costa Alves (Vizela)
2013 - Manuel da Costa Azevedo (Tagilde)


NACIONAL E INTERNACIONAL

HOJE É...
Dia Mundial do Artesão estabelecido pela ONU
Bélgica, Espanha, Itália e Portugal - Dia do pai
Igreja Católica e Igreja Anglicana: São José de Nazaré, esposo de Maria, pai de Jesus Cristo; santo padroeiro da Bélgica.
Feriado Municipal em Vizela