"20 agosto - Bragança-FC Vizela início Campeonato de Portugal, 17h00. Força Vizela

Braga Parque celebra Semana Santa

“Lausperene” são as comemorações vincadamente bracarenses que dão o mote e o nome à exposição fotográfica que retrata a exibição do Santíssimo Sacramento pelas Igrejas de Braga, durante o período quaresmal até à Páscoa.
Da autoria do fotógrafo minhoto Adalberto, e com textos de Rui Ferreira, uma seleção das fotografias de grande formato que compõem a mostra será inaugurada no dia 3 de abril, no Braga Parque.


O Lausperene Quaresmal de Braga realiza-se durante a Quaresma: durante dois dias ao longo deste período, 23 igrejas de Braga recebem este culto que transcende o interior dos templos, ricamente adornados com flores, castiçais e cortinas de cor púrpura, uma imagem de marca destas celebrações. Toda a cidade se embeleza nesta altura do ano, caraterizada por um grande aglomerado de pessoas a circular na rua, pelos típicos mantos de adoração, em que o púrpura salta mais uma vez à vista, e pelas “rebuçadeiras”, que vendem os típicos rebuçados do Senhor, embrulhados em papéis multicolores.


“Este trabalho revela uma perspetiva pessoal sobre um culto que é intrínseco à cidade de Braga e aos seus habitantes. Através de um retrato fiel e intimista das igrejas que recebem este rito, esta mostra capta momentos de grande devoção, ilustrativos de uma das mais históricas e culturalmente ricas celebrações do país”, refere o autor Adalberto.


Integrada nas reconhecidas comemorações da Semana Santa em Braga, a exposição “Lausperene” é o resultado de um sofisticado e apurado levantamento fotográfico de Adalberto, que procurou assim demonstrar o respeito e a fé com que os bracarenses vivem este período religioso que é indissociável do ADN cultural da cidade.


“O Braga Parque tem vindo a desenvolver um trabalho ativo e de grande proximidade com a comunidade, procurando sempre criar um impacto positivo junto dos bracarenses e de todos os clientes do centro em geral, e valorizar os eventos culturais promovidos pelas diversas instituições da cidade”, afirma Ana Rodrigues, responsável de Marketing do Braga Parque. “A Semana Santa de Braga já é um acontecimento verdadeiramente cultural, e não só religioso, e, mais uma vez, não pudemos deixar de nos associar e apoiar este evento. É uma grande honra receber a exposição do Adalberto, que tão bem capta esta importante altura para as famílias da cidade”.


A Semana Santa de Braga atrai, todos os anos, milhares de visitantes nacionais e internacionais, tendo um programa diversificado e rico, com eventos religiosos e culturais em vários pontos da cidade. O Braga Parque recebe a exposição Lausperene de 3 a 17 de abril, no piso 2. Além da exposição fotográfica, terá ainda mais dois eventos absolutamente inovadores, desenvolvidos em parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, que decorrerem nos dias 13 e 14 de abril.


O núcleo principal da “Lausperene” de Adalberto encontra-se no Museu da Imagem de Braga, estando em exposição desde o dia 3 de março.


Joana Ramos