11, 15 e 16 julho. "Ó S. Bento padroeiro de Vizela, entraste no nosso peito, como o sol pela janela"

Guimarães assinala Dia Internacional de Ação pelos Rios

O Laboratório da Paisagem de Guimarães assinalará, uma vez mais, o Dia Internacional de Ação pelos Rios, que se comemora amanhã dia 14 de março.
Contudo, em Guimarães, a iniciativa que juntará algumas figuras públicas na limpeza dos rios, está marcada para a manhã de dia 18, sábado, inserida na Festa da Primavera promovida pelo Laboratório da Paisagem. Os atletas olímpicos Ana Dulce Félix e Ricardo Ribas, e o humorista Luis Vieira, vão juntar-se a um grupo de voluntários, para sensibilizar e consciencializar a população para a preservação do ambiente em especial dos rios. As ações decorrerão no Rio Selho, junto ao Laboratório da Paisagem, onde se juntarão para além de vários voluntários do Banco Local de Voluntariado de Guimarães e escuteiros da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, elementos das brigadas verdes das Juntas de Freguesia de Creixomil e Fermentões. O Dia Internacional de Ação pelos Rios será igualmente assinalado pela Brigada Verde da Junta de Freguesia de Ponte, com a limpeza de um troço do Rio Ave, que atravessa aquela localidade.

A iniciativa, inserida no movimento “International Rivers” e que se repete pelo terceiro ano em Guimarães, pretende criar um sentimento de defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água do concelho. No ano passado, foram recolhidos detritos como pneus, garrafas de plástico e de vidro, loiça e sacos plásticos, num total de cerca meia tonelada de resíduos. O Dia Internacional de Ação pelos Rios foi institucionalizado em 1998 para promover eventos contra a destruição dos rios e para alertar e educar a população sobre os cuidados a ter.


Para qualquer informação adicional, devem contactar o Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino (925 651 691).