Feira Romana de Vizela, 9 a 11 de junho. Participe.

José Lopes é o Provedor do Idoso de Guimarães

Sessão realiza-se no Pequeno Auditório do CCVF. Objetivo é reforçar proximidade entre o público sénior e as diversas instituições, abrindo-se caminho para uma participação mais ativa do idoso nas políticas municipais.



O vimaranense José Leite Ferreira Lopes é apresentado como Provedor do Idoso de Guimarães esta quarta-feira, 22 de março, às 14:30 horas, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor. A sessão contará com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso (CPI), Carlos Branco, e de Eduardo Duque, fundador desta Comissão.


O Provedor do Idoso, formalizado em outubro de 2016, é um cargo não remunerado que permitirá estabelecer uma comunicação mais regular entre a população sénior e as diversas instituições que atuam nesta área, além de ser um elo com a Autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas, enquanto garante dos direitos do idoso e agente de promoção da sua qualidade de vida. Neste particular, as autarquias, em articulação com a Comissão de Proteção ao Idoso, são chamadas a desempenhar um papel ativo, fundamental na escolha e nomeação do Provedor do Idoso.


Tratando-se de uma pessoa oriunda da comunidade, caber-lhe-á, entre outros aspetos, receber queixas, denúncias e reclamações relacionadas com pessoas idosas e proceder ao seu encaminhamento para as entidades competentes, além de averiguar situações sinalizadas pelas pessoas idosas ou pela comunidade que possam indicar perigo. Terá ainda como incumbências fazer recomendações aos órgãos competentes ou intervir na tutela dos interesses das pessoas idosas junto das diversas instituições.