11, 15 e 16 julho. "Ó S. Bento padroeiro de Vizela, entraste no nosso peito, como o sol pela janela"

13 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

CONCELHO DE VIZELA

1920 - Começam as peregrinações em Infias até à Capela do Alijó (Santa Ana).

1982 - População de Vizela está em guerra contra dos deputados da Nação. À falta de melhor destroem a barraca dos impostos da CMG instalada na Praça da República e apreendem um carro de distribuição de correio que pintam com frases de ordem.

1984 - FC Vizela sobe pela primeira vez à I Divisão depois de vencer por 1-2 em S. Martinho do Campo por 1-2 com os seus golos apontados por Maurício e Cartucho.

2001 - Eleita a nova Direcção (a segunda) da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião: Presidente da Direcção (reeleito), Manuel Fernando Monteiro dos Santos; Pres. Assembleia (reeleito): José Maria da Silva Pedrosa; Pres. Conselho Fiscal: Agostinho Monteiro dos Santos.

2004 - FC Vizela termina o campeonato da IIB, época 2003-2004, em terceiro lugar com 67 pontos, menos 19 que o Gondomar, promovido à II Liga. José Garrido era o treinador vizelense que renovou contrato. Desceram Taipas, Ermesinde e Leça.

2007 - O FC Vizela garante a manutenção na Liga de Honra para a próxima época depois de empatar em casa com o Trofense.

2007 - Real Associação, presidida por António Manuel Pacheco e com Rogério Caldas como Comandante da Corporação, comemora 130 anos de existência. Bombeiros António Pedrosa Barbosa e António Vicente são agraciados com o Crachã de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. O benemérito Paulo Pereira oferece sofisticada ambulância Mercedes.

2012 - Inauguração da Estátua do Bombeiro na rotunda junto ao quartel, pelo Ministro do MAI, Miguel Macedo e pelo Presidente da CM Vizela, Dinis Costa. No 135º aniversário da Real Associação presidida por João Ilídio Costa.

FALECEU NESTA DATA
2011 - Rosa Maria Lopes


2012 - O Moreirense empata em casa com o Covilhã e regressa à I Liga sete anos depois. Treinador Jorge Casquilha, presidente Vítor Magalhães.