"20 agosto - Bragança-FC Vizela início Campeonato de Portugal, 17h00. Força Vizela

29 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1918 - Morre na rua que adoptaria o seu nome, o Dr. Abílio Costa Torres.
Nasceu em 1846, formou-se em Medicina pela universidade de Coimbra, tendo sido o primeiro director do estabelecimento termal de Vizela, devido naturalmente à sua especialidade de hidrologista. A Companhia de Banhos conferiu-lhe poderes para superintender nos trabalhos de reformulação da captação e encanamento das águas termais da Lameira. Convenceu a Companhia de Banhos a criar o belíssimo Parque das Termas, cuja implantação foi dirigida pelo notável horticultor portuense, José Marques Loureiro, e que Vizela ainda pode desfrutar.
O seu gosto pelas corridas de touros e de cavalos, e até de garranos, bem como os torneios de "cannotage", torneios de ténis, passeios turísticos, etc., passaram a animar as épocas termais e atraíram muita gente a Vizela.
O seu nome aparece entre os promotores da criação da Filarmónica Vizelense, e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela, a cuja primeira direcção presidiu. Foi membro também da comissão que escolheu o terreno para o Hospital de Vizela.
Muitos anos antes de morrer, em 1918, já a rua onde morava tinha o nome de "Dr. Abílio Torres", consagração merecida do Homem, e do Médico, que honrou a medicina em Portugal e no Estrangeiro e elevou bem alto o nome da terra vizelense (revelou a historiadora Maria José Pacheco).

1991 - Assembleia-geral do Futebol Clube de Vizela eleva à categoria de "Sócio Honorário", Alberto Sousa Maria.

2010 - Armindo Oliveira é reconduzido no cargo do Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos-Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2011 - José Alberto da Silva Barros Ferreira
Eventos históricos
2010 - Margarida de Abreu (S. Miguel)
2009 - Agostinho Gomes (S. João)

NACIONAL E INTERNACIONAL
1453 - Exércitos Mehmed II capturam Constantinopla depois de um cerco, pondo fim ao Império Bizantino.
1652 - A Batalha de Goodwin Sands dá início a Primeira Guerra Anglo-Holandesa
1765 - Na assembleia de Virgínia, Patrick Henry contesta o direito da Inglaterra lançar contribuições sobre as colónias.
1853 - Fundação da cidade de Natividade da Serra pelo Coronel José Lopes Figueira de Toledo.
1854 - A Cidade de Santo Amaro da Imperatriz é fundada.
1913 - O balé de Igor Stravinski A Sagração da Primavera estréia com escândalo em Paris.
1919 - Observação de variações na posição de estrelas durante um eclipse solar confirma a teoria da relatividade de Albert Einstein.
1925 - O explorador inglês Percy Harrison Fawcett parte para a missão na qual ocorreria seu desaparecimento na Serra do Roncador, estado de Mato Grosso, Brasil.
1953 - O Sherpa Tenzing Norgay e Sir Edmund Hillary são os primeiros a atingir o cume do Monte Everest.
1969 - Estoura em Córdoba (Argentina) um movimento de trabalhadores e estudantes, conhecido como o Cordobazo, que causou a morte de 14 pessoas.
1988 - Começa em Moscou a reunião de cúpula Reagan-Gorbachov em que se foi acertado um acordo sobre a notificação prévia do lançamento de mísseis intercontinentais e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.
2002 - A russa Oxana Fedorova ganha o Miss Universo, realizado em Porto Rico, no dia 29 de maio. Quatro meses depois, foi destituida por não comprir o calendário como Miss Universo. Então, a panamenha Justine Pasek, que ficou em 2º lugar, assumiu o cargo.
2005 - A população francesa rejeita a Constituição Européia.

Feriados e eventos cíclicos
Dia do Estatístico.
Dia do Geógrafo.
Dia Mundial da Energia.
Dia do Sociólogo