Chuva, frio e neve

Dezasseis distritos de Portugal continental estão sob "aviso amarelo" devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada. Domingo volta o calor.


De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora estão sob "aviso amarelo", esta sexta-feira, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e condições para granizo e trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que o "aviso amarelo", que é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, entrou em vigor às 02:32 e termina às 22 horas.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 19 graus Celsius, no Porto entre 12 e 18, em Viana do Castelo entre 11 e 17, em Viseu entre 09 e 15, em Bragança entre 08 e 18, na Guarda entre 07 e 15, em Coimbra entre 12 e 18, em Castelo Branco entre 11 e 18, em Santarém entre 12 e 20, em Évora entre 10 e 20, em Beja entre 11 e 21 e em Faro entre 14 e 21.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta sexta-feira nas regiões do Norte e Centro céu muito nublado, gradualmente com abertas a partir da manhã, períodos de chuva, passando aguaceiros a partir do início da manhã que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até meio da tarde e nas terras altas, tornando-se em geral fraco para o final do dia, descida da temperatura mínima, mais significativa nas regiões do interior, e baixa acentuada da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros a partir do início da manhã, que serão fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada e granizo no Alto Alentejo.

O IPMA prevê também vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral oeste até meio da tarde e nas terras altas, tornando-se em geral fraco para o final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima e acentuada da máxima no Alentejo. JN

Partilhar