"20 agosto - Bragança-FC Vizela início Campeonato de Portugal, 17h00. Força Vizela

15 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1851 - Escritor Camilo Castelo Branco estava em Vizela. Escreveu no "Novelas do Minho-Gracejos que Matam" a seguinte frase:
«Era, pois, em 1851, aos 15 de Junho, nas Caldas de Vizela. Entre os salgueiros que enverdecem uma ilheta acima da ponte, que hoje chamam «velha», à hora da sesta, emboscaram-se sete pessoas que preferiam aquele frescor acre do arvoredo golpeado por meandros do rio ao cheiro sulfuroso e até sulfídrico da Lameira».

1967 - Direcção do Futebol Clube de Vizela, presidida por Domingos Vaz Pinheiro, convoca uma assembleia extraordinária para pedir autorização aos sócios que permitam que no jogo Vizela-Boavista (jogo que iria decidir o campeão da Zona Norte) fosse dia de Clube em virtude do Vizela estar a necessitar de dinheiro. Nesta sessão foram dadas vivas aos jogadores e treinador do FCV pela brilhante carreira efectuada.

1997 - Deputado socialista António Braga demite-se da vice-presidência do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República na véspera de ser discutido o projecto do CDS/PP de elavação de Vizela a Concelho. António Braga discordou da disciplina de voto do PS e no dia seguinte votaria a favor de Vizela ao lado de Manuel Alegre, Joaquim Raposo e Almeida Santos.

1998 - Depois de longa ausência renasce o Grupo dos Cem do Futebol Clube de Vizela com Manuel Machado (actual presidente da AF Braga) na presidência.

2009 - A direcção do FC Vizela apresenta um recurso na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no âmbito do processo que conduziu à despromoção do Clube à II Divisão. Depois da Comissão Disciplinar, liderada por Ricardo Costa, ter decidido condenar o Vizela à despromoção, por considerar "suspeitas" umas escutas telefónicas que indiciam o envolvimento do clube em casos de corrupção, o presidente Paulo Pinheiro decidiu recorrer.

2012 - Dinis Costa é reeleito Presidente do PS de Vizela em lista única com 111 votos.

2013 - CCR Montesinhos venceu a Taça Cidade Berto dos campeonatos de futebol popular de Guimarães ao derrotar o Atães por 2-0 em Guimarães.

NASCEU NESTA DATA
- Justino da Silva Peixoto, bombeiro.
- Ulisses Araújo, HC Araújo
- Nuno Barbosa, bombeiro (café dos Bombeiros)
- Manuel Coutinho Pinheiro

FALECEU NESTA DATA
2013 - José António da Cunha Dias (S. João)
2013 - Francisco Rodrigues de Oliveira (Infias)
2009 - Maria de Belém Faria (S. Miguel)
2011 - Fernando Silva (Fernando do Rio)
2013 - José António da Cunha Dias (S. João das Caldas)

Temas nacionais e internacionais