Visite Vizela.

44 ideias de alunos vão tornar escolas de Guimarães mais sustentáveis e solidárias

“Orçamento Participativo Escolas 2017” já tem resultados conhecidos. Iniciativa do Município desenvolve os valores da participação cívica e promove uma cidadania ativa nos estudantes.



A edição deste ano do Orçamento Participativo Escolas, promovido pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Guimarães, vai contemplar a realização de 44 propostas nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade e Voluntariado e Solidariedade. A participação dos alunos foi um sucesso, com 12.241 estudantes a votarem nas propostas que se apresentaram a sufrágio.

Os projetos serão, agora, implementados em estreita colaboração com as direções escolares e o envolvimento dos alunos, os principais benificiários dos diferentes projetos apresentados. A iniciativa do OP Escolas, que vai já na sua 3ª edição, reforça a aposta do Município no envolvimento da comunidade escolar do concelho de Guimarães.


Tal como nas anteriores edições, foi possível aos 14 agrupamentos de escolas e às duas escolas secundárias, que compõem o parque escolar de Guimarães, participarem na iniciativa do Orçamento Participativo, que atribuiu um valor de 200 mil euros para as propostas que se enquadrassem nas áreas mencionadas.


Após a realização da apresentação da iniciativa junto das escolas, os alunos puderam apresentar as suas ideias devidamente fundamentadas e trabalhadas em conjunto com os seus professores. Posteriormente, essas ideias foram analisadas tecnicamente e apresentadas a votação dos seu pares, num processo amplamente participado em cada um dos estabelecimentos de ensino.



Mais informações disponíveis na plataforma do OP: op.cm-guimaraes.pt



| op escolas 2017 | projetos aprovados |

http://www.cm-guimaraes.pt/frontoffice/pages/991?news_id=3055