VISITE VIZELA

15 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA



1900 - É inaugurada a segunda Praça de Toiros no Parque de Vizela com a madeira da primeira praça demolida no ano anterior e que foi montada no Lugar da Cruz Caída. Vizela dispôs ainda de outra praça antes destas, mas cuja localização é deconhecida.

1957 - O major Lourenço Alves Ribeiro, natural de Infias-Vizela, inspector das bandas militares, elabora a versão para grande banda marcial do Hino Nacional. Alves Lourenço, foi maestro da Banda da Guarda Nacional Repúblicana. Nasceu a 6 de Novembro de 1899 em Infias e faleceu em Lisboa a 15 de Julho de 1993.

1961 - No salão da Casa do Povo, José Júlio Ferreira Varela é eleito no seu primeiro mandato (depois renova até 1965), de Presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela para a época 1961-62. O Presidente da Assembleia é José Luís de Almeida e Renato Manuel Pereira de Sousa, presidente do Conselho Fiscal.

1962 - No salão da Casa do Povo, José Júlio Ferreira Varela é eleito para o seu segundo mandato de Presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela para a época 1962-63. O Presidente da Assembleia é José Luís de Almeida e Joaquim Ribeiro Ferreira, presidente do Conselho Fiscal.

1963 - No salão da Casa do Povo, José Júlio Ferreira Varela é eleito no seu terceiro mandato de Presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela para a época 1963-64. O Presidente da Assembleia é José Luís de Almeida e Renato Manuel Pereira de Sousa, presidente do Conselho Fiscal.

2004 - José Fernandes da Silva é reeleito presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube.

2011 - Atleta vizelense Catarina Ribeiro (SC Braga), conquista a medalha de bronze em Ostrava-Rep- Checa nos campeonatos europeus de atletismo sub-23.

2012 - Realiza-se a grande romaria de S. Bento presidida pelo bispo-auxiliar de Braga, D. Manuel Linda.

2013 - FC Vizela inicia nova época futebolística para disputar Campeonato Nacional de Séniores (II Divisão). Emanuel Simões (ex-Maria da Fonte) é o treinador e conta com os seguintes jogadores: Tiago Oliveira e Henrique (gr); Cabreira, Vieirinha, Camará,Talocha, Fina, Moreira, Diogo, Tiago Ronaldo, Fininho, João Pedro,Rudy, Miguel Ribeiro, Rui Pereira, Zé Manel, Nuno, Luís Ferraz, Miki e Vilela. Presidente: Eduardo Guimarães.

FALECEU NESTA DATA
2009 - José Fernando Ribeiro
2010 - António Costa Dias (S. Miguel)
2012 - António Eduardo Vasconcelos da Fonseca Diniz - S. Miguel

Nacional e internacional