FELIZ NATAL

Corpo Nacional de Escutas com férias para crianças

Núcleo de Guimarães realiza férias de campo destinado a crianças institucionalizadas. O projeto realiza-se de 19 a 21 de julho no Centro Escutista da Penha.
Um grupo de jovens Caminheiros(18 aos 22 anos) desafiaram-se a realizar um projeto de voluntariado, destinado a proporcionar uma experiencia de vida ao ar livre, oferecendo um conjunto de atividades aos às crianças. As crianças são provenientes das instituições, Oficina de S. José e Lar de Santa Estefânia.

Guimarães, 19 de julho 2017
Esta é uma atividade a realizar nos dias 19 a 21 de julho do presente ano, no Penha Centro Escutista e o seu principal intuito é proporcionar uma experiência diferente a crianças institucionalizadas. Ou seja, retirá-las daquilo que é a sua rotina e dar-lhes a conhecer novas faces e oferecer-lhes várias atividades diferentes daquilo a que eles estão acostumados. Com isto, esperar que as crianças saiam com aprendizagens, com mais alegria e que seja algo que lhes fixe na memória.

Porém, a atividade não irá envolver apenas crianças institucionalizadas. Além destas crianças foram requisitados voluntários – caminheiros – já selecionados, para acompanharem as crianças durante toda a atividade e atenderem às suas necessidades sempre que necessário.

Além destes voluntários, queremos também envolver os jovens do C.N.E. Proporcionar-lhes também a eles uma experiência enriquecedora e também um importante contacto com outras crianças que vivem em condições diferentes das suas, haver uma troca de conhecimentos e o criar amizades com jovens da mesma faixa etária.

Das atividades fazem parte um conjunto de visitas culturais, atividades pedagógicas ambientais e experiências de vivência em grupo.

Um conjunto de entidades também se associaram a este projeto, desde a camara municipal a empresas que ofereceram muitos produtos, para que atividade fosse possível. De referir que os participantes não têm qualquer custo, isso graças à generosidade das empresas e instituições.


Contacto – Chefe de Núcleo – Ernesto Machado 912 308 860 – chefia.guimaraes@escutismo.pt