Jovens vizelenses em intercâmbio com alemães

A Associação Juvenil Vizela Imaginactiva encontra-se a participar num intercâmbio de Jovens na cidade de Bremen na Alemanha que decorre entre os dias 16 e 23 de Julho.


7 Jovens de Vizela vão têm oportunidade de passar 8 dias com outros e outras jovens de mais 4 países, Alemanha, Polónia, Espanha e Marrocos.

Este projeto chama-se “Interculturalidade para todos-superar fronteiras” e tem como objetivo desenvolver competências de interculturalidade, aprofundar os valores europeus e aprofundar a relação da cultura europeia com a cultura do norte de África. Os grupo são constituídos por jovens migrantes, refugiados e jovens locais.

Durantes esta semana, os jovens de várias nacionalidades desenvolvem várias atividades artísticas, são responsáveis por repartir entre si a gestão de um espaço multicultural, onde têm de cozinhar, arrumar e fazer as várias tarefas do dia-a-dia em grupos de diferentes nacionalidades.

Este projeto é financiado ao abrigo do programa Erasmus +/ Juventude em ação. O programa privilegia atividades que se desenvolvam com métodos de educação não formal, ou seja, para se desenvolver competências linguísticas, multiculturais e sociais, nada é mais eficaz do que realmente conviver, partilhar e estar diretamente em contacto com pessoas de outros países e de outras culturas.

A VIA tem vindo a desenvolver nos últimos anos uma rede de parceiros internacionais que comungam dos mesmos objetivos da associação: Desenvolvimento da consciência juvenil através de atividades experienciais que permitam aos jovens ter processos de aprendizagem transformadores para si e para a sua comunidade. Esta viagem à Alemanha é mais um passo neste caminho de transformação e de crescimento destes jovens Vizelenses que agora integram este projeto.

FILIPE COSTA



Partilhar