O ddV saúda todos os candidatos às autarquias do Concelho de Vizela concorrentes às eleições de 1 de outubro. Viva o Concelho de Vizela.

Ensaios clínicos crescem 30% no Hospital em Guimarães

Números do final do primeiro semestre mostram um crescimento acentuado nos ensaios clínicos no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães. Crescimento tem sido permanente desde 2014.



Os ensaios clínicos realizados no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães cresceram 30% no primeiro semestre do corrente ano. A investigação, nomeadamente através de ensaios clínicos, tem sido uma aposta no Hospital nos últimos anos. A criação de um Centro Académico em 2014 impulsionou e dinamizou a investigação enquanto fator de melhoria da prestação de cuidados médicos de qualidade. Os ensaios clínicos permitem também tratamentos inovadores aos doentes.


Os responsáveis do Centro Académico do Hospital referem, a propósito deste crescimento, que «volvido o primeiro semestre de 2017, de forma impressionante e inquestionável, foram ultrapassadas todas as melhores expectativas. De um total de 79 estudos clínicos, de um crescimento de 30%, destacam-se 4 ensaios clínicos em fase II e 1 ensaio clínico em fase I. Não existe melhor retorno do que o investimento na formação e gratificação dos profissionais de saúde. Estes cumprem os objetivos assistenciais clínicos e de educação da Instituição, devolvem, inovam, superam-se e, contra todas as adversidades, lutam e defendem um futuro melhor. Estas evidências marcam, mais do que quantidade, um salto qualitativo e ventos de um ciclo em um Hospital que já merece ser Universitário».


Os números mostram um aumento constante no número de ensaios clínicos desde 2014. Destacam-se na implementação de ensaios as especialidades de Neurologia, Gastrenterologia, Cardiologia, Oncologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Imunoalergologia e Anestesiologia.



Recorda-se ainda que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou recentemente um relatório, com a lista de instituições hospitalares com mais investimento em atividades de investigação e desenvolvimento no ano 2014, sendo o Hospital de Guimarães mencionado como uma das instituições do país com maior investimento, atividade e resultados na área.