VISITE VIZELA

Porto e Norte recebeu quase dois milhões de turistas

Região regista crescimento de nove por cento em relação a 2016. Reino Unido, Alemanha, Espanha e França são os países que mais visitam
Portugal recebeu mais de nove milhões de turistas no primeiro semestre




O Porto e Norte recebeu, durante o primeiro semestre de 2017, 1,9 milhões de turistas, o que representa um crescimento de nove por cento de visitantes em relação ao período homólogo em 2016. A região recebeu, nos primeiros seis meses do ano, 967 mil turistas nacionais e 905 mil internacionais, que despenderam, no total, mais de 185 milhões de euros durante a estadia. Relativamente ao RevPAR, ou seja, o rendimento por quarto disponível, uma medida de comparação de rentabilidade entre hotéis, o valor situa-se nos 37 euros, alcançando uma subida de quase 25 por cento em relação aos dados registados em 2016.

Refira-se, ainda, que pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro passaram quase 2,5 milhões de passageiros, mais 19 por cento do que no período homólogo em 2016. Já o fluxo nos portos marítimos situou-se nos 41 mil. No que se refere à proveniência dos turistas que visitam o Porto e Norte, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil lideram.


Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), “estes dados revelam que o incremento no impacto internacional da região tem sido capitalizado de uma forma positiva, sendo atualmente a escolha consciente de um número cada vez maior de turistas, quer dos que vêm pela primeira vez quer dos que regressam uma segunda ou terceira vez”. “A região tem várias valências muito apreciadas por quem nos visita, desde a tradição à historia, natureza, gastronomia ou cultura, passando também pelo clima, que faz com que o Porto e Norte compita, lado a lado, com os destinos europeus e mundiais de referência”, acrescenta o responsável. O diretor executivo da ATP acredita ainda, “que os valores registem ainda melhores performances no segundo semestre de 2017, sobretudo devido aos turistas que visitam o Porto e Norte no período de verão”.


Portugal recebeu mais de nove milhões de turistas no primeiro semestre

Relativamente aos resultados nacionais, refira-se que, de janeiro a junho de 2017, Portugal recebeu mais de 9,3 milhões de turistas, um crescimento de 10 por cento relativamente aos primeiros seis meses de 2016. No que se refere à receita proveniente da estadia, o valor supera os mil milhões de euros. Pelos aeroportos e portos marítimos nacionais passaram aproximadamente 12 milhões e 558 mil turistas, respetivamente. Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil são os países que mais visitam o país.