Exposição ‘Photo Natura’, de Eduardo Castro

A Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes recebe a exposição ‘Photo Natura’, de Eduardo Castro, de 7 a 21 de outubro. A inauguração terá lugar no próximo dia 7 de outubro, pelas 17h00. Curadoria de Adriana Henriques.


Sinopse:
O visitante desta exposição, onde se mostra uma obra singular e experimental, pode ser inesperadamente «atropelado» e «provocado» pelo autor ao usar um tema muito caro ao Universo.
Defrontámo-nos com estruturas luminosas, com a dimensão ecológica, obras que revelam uma aguda necessidade da arte responder à vida de cada momento. Nesta obra convergem o natural com o estético, num horizonte de superação da realidade.
Eduardo Castro, na sua excentricidade, combina vários caminhos: uma nova linguagem, novos motivos, uma atividade efervescente em contato com a natureza, a mãe-terra. Daqui emergem composições coloridas sobre outras espécies de vida, elaborações com uma abertura ao meio, revelando novas identidades com um cuidado assinalável na ocupação e caraterização do espaço.
As coloridas imagens de Dr. Eduardo Castro acompanham a mudança dos tempos. As suas fotografias, de composições visuais cirúrgicas, não são frias, objetivas ou intelectuais; pelo contrário, são muito sensuais e poéticas.
Há cerca de 10 anos, por força de começar a viver no campo, acabou por associar o seu gosto pela Natureza com o gosto pela Fotografia e foi assim que começou a fotografar a pequena fauna que o rodeava, na vertente da Macro – Fotografia.
Adriana Henriques
Nota biográfica:
Eduardo Castro nasceu em Maio de 1960, em S. Mamede de Infesta, Matosinhos. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1984) e especialista pela Ordem dos Médicos em Angiologia e Cirurgia Vascular (1995). Paralelamente à sua formação académica, começou a interessar-se por fotografia na Faculdade onde fez parte do Departamento de Fotografia da Associação de Estudantes. Ainda como estudante participou num concurso de Fotografia organizado pelo FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). Foi-lhe atribuído o prémio de "Melhor Conjunto de Fotografias". Acabou por utilizar os conhecimentos de fotografia no seu dia-a-dia, fotografando intervenções cirúrgicas e "casos raros". Há cerca de 10 anos, por força de começar a viver no campo, acabou por associar o seu gosto pela Natureza com o gosto pela Fotografia e foi assim que começou a fotografar a pequena fauna que o rodeava, na vertente da Macro-fotografia. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições colectivas na Ordem dos Médicos (Porto) e foi postando as fotos no Flickr. Este site levou-o a conhecer outras pessoas com o mesmo interesse, algumas das quais o ajudariam na identificação das espécies e no trabalho de campo: começou a deslocar-se a determinados locais em busca de espécies específicas. A pedido dos autores contribui com algumas fotos para o "Guia das Libélulas de Portugal", já publicado, e para o "Guia dos Répteis e Anfíbios de Portugal", a publicar em breve.

Partilhar