FESTIVAL DA CANÇÃO 2018: RTP LEVA A CONCURSO 26 CANÇÕES ORIGINAIS

Final a 4 de março em Guimarães. O enorme entusiasmo com que as mais variadas figuras do mundo da música acolheram a proposta lançada pela RTP e a quantidade expressiva de candidaturas submetidas através do concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1, justificam que, das 20 canções originalmente pensadas para concorrer ao Festival da Canção 2018, seis mais se tenham juntado ao lote, surgindo assim as 26 da autoria dos compositores hoje revelados.




O Festival da Canção 2018 será constituído por duas semifinais a realizar a 18 e 25 de fevereiro no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, e por uma grande final que terá lugar no Multiusos de Guimarães a 4 de março.



Em cada uma das semifinais estarão a concurso 13 canções. Em cada uma serão apuradas 7, pelo que haverá 14 finalistas em Guimarães.



A seleção das canções:

Seguindo o mesmo modelo de trabalho usado na última edição do Festival da Canção, a RTP lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita.



O vencedor do Festival da Canção 2017, Salvador Sobral, convidou um compositor nos mesmos termos dos que foram lançados pela RTP.



Três lugares nas semifinais foram abertos a concurso. Um deles chega através do programa de rádio “Master Class”, da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados até ao dia 15 de setembro. Uma seleção efetuada pelo júri constituído por Tozé Brito (presidente), Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo.



Os outros dois lugares resultam da submissão de canções originais e inéditas, num concurso aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que tenham residência em Portugal. Das 346 submissões recebidas, o júri, constituído por António Macedo (presidente), Iolanda Ferreira, João Gobern, Marisa Liz e Miguel Guedes, escolheu as propostas de dois compositores.



Tal como no Festival da Canção 2017 serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas canções.



O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018.



São estes os 26 concorrentes ao Festival da Canção 2018:



Convidados pela RTP

 Aline Frazão

 Armando Teixeira

 Benjamim

 Bruno Cardoso

 Capicua

 Diogo Clemente

 Diogo Piçarra

 Francisco Rebelo

 Fernando Tordo

 Isaura

 João Afonso

 Jorge Palma

 José Cid

 JP Simões

 Júlio Resende

 Mallu Magalhães

 Miguel Ângelo

 Minta

 Nuno Rafael

 Paulo Flores

 Paulo Praça

 Tito Paris



Convidado por Salvador Sobral

 Janeiro



Escolha do programa “Master Class” da Antena 1

 Daniela Onis



Escolhas do concurso por submissão através da Antena 1

 Peter Serrado

 Rita Dias

Partilhar