VISITE VIZELA, Santuário de S. Bento das Peras; Balneários Termais; Parque; Rio; Montanha; Património; História...

17 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA


2010 - Comunidade de Santa Maria de Infias presta homenagem ao pároco Adelino Rosas pelos seus 25 anos à frente daquela paróquia onde foi o principal impulsionador da construção da nova Igreja.



2009 - Automobilista Adruzilo Lopes revalida em Mortágua o título nacional de Produção ao volante de um Peugeot.

2009 - Paulo Tavares deixa de treinar a FJ Antunes, sendo substituído por Paulo Leite.

2010 - Comunidade de Santa Maria de Infias presta homenagem ao pároco Adelino Rosas pelos seus 25 anos à frente daquela paróquia onde foi o principal impulsionador da construção da nova Igreja.

2010 - Vizelgolfe conquista quatro títulos de campeões nacionais: Filomena Mendes ("Senhoras"), Amara Micaela ("Juvenil"), Fernanda Costa (Sénior") e Domingos Ribeiro ("Veteranos"), são os novos campeões nacionais.

2010 - Adruzilo Lopes sagra-se Campeão Nacional de ralis em duas rodas motrizes no percurso de Mortágua.

2010 - Laurentino Dias, Secretário de Estado dos Desportos e Juventude, comparece em Vizela de forma inesperada para o encerramento do campeonato nacional de Minigolfe.

2010 - No Monte de S. Bento das Peras realiza-se em biciletas todo-o-terreno o 1º BTT DHI - Cidade de Vizela, penúltima prova do campeonato Regional do Minho. equipa da Fundação Jorge Antunes obtém honrosas classificações.


1905 - Morre em Vizela o advogado e poeta Bráulio Lauro Pereira da Silva Caldas. O seu nome foi dado a uma importante rua de Vizela. 
Era filho de António Pereira da Silva, Professor Primário, e de Francisca Emília Pereira da Silva Cunha. Nasceu no lugar de Belmense na freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela, em 28 de Março de 1861 e faleceu na mesma freguesia a 17 de Outubro de 1905. Fez os seus estudos liceais em Braga, onde, mais tarde, depois de formado, foi professor no Liceu. Formou-se em Direito e Teologia na Universidade de Coimbra, em 1889. Foi advogado distintíssimo, orador fluente e eloquente, poeta admirável, dum lirismo encantador, republicano sincero e leal, bairrista indefectível que tanto amou a sua Terra. Honrou a sua terra com o seu saber, a sua brilhante inteligência e o seu coração de oiro. Exerceu a advocacia em várias comarcas como Guimarães, Braga, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Paços de Ferreira, etc. Fundou e dirigiu o jornal independente «O Vizelense» de que só tirou 6 números. O jurisconsulto distingue-se pelo seu talento, o poeta brilhou pelo seu génio, mas o homem comoveu-nos pêlos primores do seu coração afectuoso. Com poesias muito destacadas entra elas “Retrato”, “Murmúrios do Rio Vizela”, etc. estando alguns dos seus poemas gravados em penedos da Penha-Guimarães (fonte de Santa Catarina). Procurava o penedo da saudade na freguesia de S. Miguel das Caldas para meditar. Transcrevemos duas quadras escritas por Bráulio Caldas e que se encontravam no seu livro inédito «Estudantinas d'outurora» que, infelizmente, o poeta não chegou a publicar.

Foge lua envergonhada
Retira-te lá dos céus.
Que os olhos da minha amada
Tem mais brilho do que os teus
Se tu és tão adorada.
Se tu és assim tão bela,
É porque foste formada
Do brilho dos olhos dela.

NESTA DATA NASCEU
1971 - Carlos Cunha, treinador do FC Vizela de 2016 a 2018
1961 - João Azevedo, do laboratório fotográfico Vizelab.

FALECEU NESTA DATA
2013 - Manuel Vaz Ferreira Lopes (S. MIguel)

NACIONAL E INTERNACIONAL