FELIZ NATAL

2 de OUTUBRO DATAS da HISTÓRIA

1995 - Casa de Sá, em Santa Eulália (Séc. XVI), entra em vias de classificação



1530 - Nasce em Coimbra D. Teotónio de Bragança (m.1602) filho do 4º Duque de Bragança, ex-pároco de S. João das Caldas-Vizela.

1995 - Casa de Sá, em Santa Eulália entra em vias de classificação, através de Despacho de 2 de Outubro de 1995.
De estilo Barroco abundante, foi provavelmente construída no Século XVI, embora a sua fachada seja oitocentista, e posteriormente no Século XIX, terá sido criado também o amplo jardim romântico junto ao portal e capela. Passaram por esta, diversos refugiados políticos do tempo do Absolutismo e Salazar (Estado Novo). Pela Casa de Sá passaram também individualidades como Camilo Castelo Branco (foto), José Régio, Bispo Trindade Salgueiro, que trocaram correspondência com os filhos desta casa e a poetisa de Vizela, Ana Amália.

1998 - Com um orçamento de 85 mil contos (425 mil euros) começa a construção da ponte da circular a Vizela a poucos metros da ponte romana em S. João-Vizela.

2009 - José Armando Branco assume uma Comissão Administrativa no Futebol Clube de Vizela depois da demissão do Presidente Paulo Pinheiro.

2011 - No reencontro de dois históricos do futebol luso, o Vizela, treinador por Quim Berto, perde em casa com o Varzim por 0-1 somando o quaro jogo de início de campeonato da II Divisão sem vencer.

Nacional e internacional

2011 - O PDM do Município de Vizela fica concluído e devidamente aprovado, no que concerne às questões técnicas, faltando, apenas, a discussão pública e a respectiva aprovação nos órgãos autárquicos locais.

2011 - Equipa feminina da Vizelgolfe participa na Europa Cup 2011 em Itália.

NESTA DATA FALECEU
Maria Amélia da Costa Paiva Lopes Pimenta Neves
2014 - Alberto Dias do Couto Padrão (S. João)