VISITE VIZELA

22 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

Pontes do rio Vizela vigiadas em 1710 devido à epidemia.


CONCELHO DE VIZELA



1710 - A cidade Guimarães e as freguesias do seu termo protegem-se de uma epidemia. Tal como hoje nos protegemos de outros vírus nos aeroportos que é a primeira barreira... os nossos antepassados fizeram-no no ano de 1720 nas pontes do concelho de Guimarães. Então, quem viesse fora do reino sem passaporte, para entrar em Guimarães e seu termo ficava sujeito ao que consta no Livro "As Epidemias em Guimarães" . ...página 128 e 129). 


Para as pontes dos Rios Ave e Vizela foram nomeados os Juízes das respetivas freguesias de VIGIAR as entradas nesses rios, Ave e Vizella. ...
Assim no RIO VIZELLA; ao Juíz de Serzedo, a ponte de Pombeiro, ao de Santo Adrião, a ponte de Nova (junto a Tagilde), ao de S. João das Caldas a ponte da sua freguesia (Ponte Velha de Vizela) e ao de Vilarinho a Ponte de Negrelos...já em anos anteriores e seguintes (a 1720) outras EPIDEMIAS aconteceram em Guimarães, e há registos que o Paço de Gominhães (S. João das Caldas) recolheu as freiras do convento de Santa Clara (edifício onde hoje está a Câmara Municipal de Guimarães) por mais de um ano...
Mais tarde, 1763; a Santa Unção saía oito vezes por dia...o povo apegou-se a S. Roque que veio ( a Sua imagem ) para Guimarães em 1673 por uma peste semelhante... S. Roque tem capela na freguesia da Costa...e nas procissões o povo cantava:

Já se retira do deserto
Roque Feliz, porque sabe
Que as pisadas que nos deixa
Ficam cheias de saudade.


2007 - Albino Simões, um ribatejano residente em Santa Eulália, compra (numa semana) por 500 mil euros o edifício histórico do Café Casino e a seguir o prédio das Confecções Guilherme Caldas Peixoto por 420 mil euros.

NESTA DATA NASCEU...
1989 - Rui Abreu, jogador das camadas jovens do FC Vizela promovido aos séniores nas época 2008/09...

FALECEU NESTA DATA
2013 - Ester Dias Ribeiro (S. MIguel)
2012 - Joaquim Oliveira Monteiro (Regilde)