FELIZ NATAL

17 de Novembro as Datas da História



1917 - Morre Armindo Pereira da Costa (n.1854) primeiro Comandante dos Bombeiros de Vizela, primeiro chefe da estação de Vizela dos correios e fundador do jornal "O Avisella".
Foi promovido a Comandante Honorário da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela que serviu com mestria e grande dedicação.


"Como nota comovedora os seus antigos camaradas Manuel da Costa – Joaquim Teixeira Niscraço – Diamantino José Antunes – Domingos Gaio – e outro a que a memória me faz negaças, além de estarem dia e noite como guarda de honra, foram ao sótão do antigo quartel, abriram a caixa onde a sua farda de gala o esperava e vestiram-lha.
Armindo Pereira da Costa foi um dedicado e fervoroso bairrista. Além disso foi correspondente de quási todos os diários do Porto e Lisboa, quebrando lanças pela sua dama, pela sua querida Vizela. Fundou, de parceria com o seu genro Domingos Costa o Semanário «O Avicella» que dirigiu durante dois anos sendo um defensor acérrimo e intransigente de que S. Bento era uma futura estância de Turismo, da independência e das liberdades de Vizela.
Em cada conhecido teve um amigo."
in Sonho que se faz realidade: Inauguração do novo quartel, Júlio Damas, 1988)

NESTA DATA NASCEU
1975 - VITOR FROIS, jogador do FC Vizela em 2010-2011.

FALECEU NESTA DATA
2008 - António Madureira da Silva
2014 - Maria Rosa Leite Ribeiro (Santa Eulália)