Está aberto concurso para empreendedores no GuimarãeShopping

Candidaturas até 15 de dezembro


· Empreendedores poderão testar as suas ideias de negócio de retalho num dos 16 centros comerciais aderentes em Portugal

· Os vencedores receberão apoio à incubação da ideia e direito à utilização de um espaço sem custos durante 6 meses

· Projeto no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra

Está a decorrer a segunda edição do concurso Rising Store que visa dar a oportunidade a todos os empreendedores portugueses com ideias na área do retalho de desenvolverem o seu negócio num dos 16 centros comerciais Sonae Sierra abrangidos pela iniciativa, onde o GuimarãeShopping se inclui. Serão selecionados até oito projetos vencedores que irão beneficiar da oferta de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais e a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.

A iniciativa conta com o apoio institucional da ANJE e o objetivo é apurar oito projetos vencedores que irão ser testados numa loja ou num quiosque. A Sonae Sierra conta ainda com o apoio da agência Young & Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank, entre outros representantes que integram o júri, para selecionar as melhores ideias e dar apoio no desenvolvimento do Plano de Negócio do projeto, nomeadamente, nas áreas de Marketing, Comercial e Financeira.

As candidaturas decorrem entre 15 de outubro e 15 de dezembro, os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2018 e a abertura das lojas ou espaços comerciais deverá ocorrer até 9 meses após o anúncio dos vencedores.

Este projeto de apoio ao empreendedorismo surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra, mais concretamente de uma das áreas de enfoque – Future Fit Retail - cujo objetivo se centra na antecipação de tendências futuras no setor do retalho, na criação de novos conceitos, na inovação orientada para a sustentabilidade (SOI – Sustainability Orientated Innovation) e noutros temas relevantes no domínio da inovação sustentável. A Empresa pretende assumir um papel ativo na colaboração com lojistas atuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo que empreendedores individuais, pequenas empresas, startups ou projetos de retalho de âmbito local, se desenvolvam em circunstâncias exclusivas.

Nesta edição vão ser valorizados os novos conceitos de retalho que promovam junto dos visitantes mudanças comportamentais positivas e que incentivem a adoção de um estilo de vida mais sustentável. Assim, caso um dos projetos vencedores contemple uma oferta de produtos ou serviços acessíveis ao consumidor, caraterizados pela sua vertente ecológica e de bem-estar pessoal, assentes em requisitos como a transparência, preocupação com o meio ambiente (através da poupança de recursos e da sua utilização de forma racional) e preocupação social (através do apoio a empresas e comunidades locais) poderá beneficiar, adicionalmente ao prémio, da oferta da campanha de comunicação de abertura do espaço.

Na primeira edição do concurso Rising Store, a Sonae Sierra recebeu um total de 110 candidaturas, das quais elegeu cinco projetos vencedores. Destes, três mantêm atualmente, de forma permanente, o seu espaço nos centros comerciais ArrábidaShopping, Centro Colombo e GaiaShopping e um outro num formato mais sazonal.

O sucesso da primeira edição em Portugal levou a empresa a alargar este ano o âmbito da iniciativa para Espanha, lançando assim o desafio aos empreendedores que pretendam uma oportunidade num dos centros comerciais aderentes deste país.

Manuela Calhau, Diretora de Marketing, Inovação e Mall Activation da Sonae Sierra, afirma: “Depois do sucesso da primeira edição, é com enorme satisfação que lançamos mais uma edição do concurso Rising Store em Portugal e pela primeira vez em Espanha, colocando ao dispor dos empreendedores a nossa experiência e know how no setor do retalho. É para nós um orgulho ajudar a concretizar projetos que acrescentem valor aos centros comerciais sob a nossa gestão e que permitam aos empreendedores portugueses e espanhóis desenvolver o seu próprio negócio”.

Regulamento do concurso:

Os candidatos ao Rising Store podem apresentar-se de forma individual ou coletiva.

As candidaturas deverão ser submetidas eletronicamente através do preenchimento do formulário disponível no site www.risingstore.pt entre 15 de outubro e 15 de dezembro. Em caso de empate será dada preferência a licenciados há menos de três anos, ou com idade inferior a 35 anos ou em situação de desemprego.

O júri analisará as candidaturas recebidas com base no caráter inovador e originalidade da ideia, na sua relevância estratégica para integrar a oferta comercial dos Centros da Sonae Sierra, na aplicabilidade do projeto, no seu potencial de negócio e qualidade da apresentação.

Em fevereiro, serão anunciados os vencedores, seguindo-se a fase de incubação dos projetos com vista à abertura das lojas ou espaços comerciais a partir de março de 2018.

O AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, Estação Viana, GaiaShopping, GuimarãeShopping, LeiriaShopping, LoureShopping, MadeiraShopinng, MaiaShopping, NorteShopping, Parque Atlântico, ViaCatarina e o 8ª Avenida serão os Centros disponíveis para acolher os projetos vencedores.

O júri do concurso é composto por representantes da Sonae Sierra das áreas de Gestão de Ativos, Gestão e Comercialização de Centros Comerciais e da área de Marketing e Inovação, um representante da Young & Rubicam, do INV, da ANJE e o Produtor Executivo do Programa Shark Tank.

Mais informações e consulta do Regulamento em htpp://www.risingstore.pt.

Partilhar