Hospital de Braga conquista “Prémio Consistência”

O Hospital de Braga gerido pela José de Mello Saúde (JMS) é, pelo terceiro ano consecutivo, um dos melhores hospitais públicos do país. A empresa multinacional de benchmarking Hospitalar – IASIST – distinguiu hoje os melhores hospitais nacionais e o Hospital de Braga conquistou o “Prémio Consistência” no grupo de hospitais de média/grande dimensão do SNS. Este prémio, entregue hoje em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, distingue os hospitais que historicamente obtiveram os melhores resultados globais.


O “Prémio Consistência” atribuído ao Hospital de Braga, esta terça-feira, dia 7 de novembro de 2017, pela empresa de benchmarking Hospitalar - IASIST – confirma que esta unidade hospitalar, gerida pela José de Mello Saúde, é, pelo terceiro ano consecutivo, uma das melhores do Serviço Nacional de Saúde.

Esta distinção atesta a consistência da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital de Braga nos últimos anos, já que o “Prémio Consistência” distingue o hospital que no último triénio obteve os melhores resultados globais no seu grupo de referência

A atribuição deste prémio teve por base três critérios, nomeadamente, o maior número de presenças nos 3 primeiros lugares; melhor somatório de posições globais; e melhor posição global de sempre, tendo em conta a qualidade assistencial, eficiência e adequação.

A qualidade é medida, entre outros indicadores, pelos índices de mortalidade, complicações e readmissões. A eficiência é aferida, entre outros índices, pela demora média e custos operacionais de doentes-padrão por médico, e a adequação pelo índice de cirurgia convencional, de cirurgia ambulatória, entre outros.

A classificação dos diversos Hospitais participantes tem por base os grupos de referência já constituídos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para efeitos de financiamento. No grupo do Hospital de Braga, de média/grande dimensão, estão mais 7 hospitais do SNS.

O Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, João Ferreira, reconhece que esta distinção “é dirigida a todos os profissionais do Hospital de Braga que no seu dia-a-dia garantem os melhores serviços de saúde à população”.



Sobre o Hospital de Braga

O ano de 2017 chegou para o Hospital de Braga com a distinção de “Melhor Hospital do País”.

A distinção de excelência clínica foi atribuída pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde. O Hospital de Braga foi o hospital público com mais especialidades com nível máximo de excelência clínica, sete no total.

O Hospital de Braga é referência para cerca de 1.2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo. O Hospital de Braga, de acordo com dados da ACSS, representa no SNS 4,1% das cirurgias; 3,6% das consultas médicas; 3,3% dos internamentos e 3,2% dos atendimentos dos Serviços de Urgência Hospitalar. Diariamente o Hospital de Braga realiza, em média, 92 cirurgias, mais de 1700 consultas e atende mais de 550 pessoas no Serviço de Urgência.

Legendas fotografias

Foto 1: (da esquerda para a direita) João Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga; Vasco Luís de Mello, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga e José Luís Carvalho, Administrador Executivo do Hospital de Braga.



Foto 2: João Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga com Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde.

Partilhar