Novo conselho municipal da juventude tomou posse

Realizou-se ontem nas instalações do Espaço Jovem de Vizela o plenário de constituição do Conselho Municipal de Juventude. Neste plenário teve ainda lugar a eleição dos secretários do conselho municipal de juventude, Cecília Correia e Filipe Costa, e do representante deste órgão no conselho municipal de educação de Vizela, Ana Cunha.


Este plenário foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, que na sua intervenção inicial afirmou que a juventude será uma área prioritária para o novo executivo. O Presidente da Câmara afirmou que, embora seja particularmente difícil criar mecanismos de participação e iniciativas para jovens, o executivo e o setor de juventude da autarquia irão estar atentos e empenhados na inversão de trajetórias e tendências, satisfazendo assim as necessidades dos atuais e vindouros jovens do Concelho.

O Presidente da Câmara afirmou também ser sua intenção a edição, de dois em dois anos, de um CD com as bandas vizelenses participantes no Concurso de Bandas de Garagem de Vizela.

Neste plenário tomaram posse, como membros efetivos, os representantes dos grupos com assento na Assembleia Municipal de Vizela, das associações juvenis do Concelho registadas na federação nacional de associações juvenis, das associações de estudantes, das juventudes partidárias e do corpo nacional de escutas.

O plenário aprovou por unanimidade a atribuição do estatuto de observador permanente ao Instituto Português do Desporto e Juventude, a uma associação juvenil e a um grupo informal de jovens local.

Neste plenário teve ainda lugar a eleição dos secretários do conselho municipal de juventude, Cecília Correia e Filipe Costa, e do representante deste órgão no conselho municipal de educação de Vizela, Ana Cunha.

Da ordem de trabalhos constou também a apresentação geral do programa de atividades e a recolha de propostas dos membros e observadores.

O presidente da câmara informou aos presentes que os próximos plenários do mandato serão presididos pelo Vereador da juventude, Jorge Pedrosa, que também esteve presente, e que aproveitou a oportunidade para transmitir uma palavra de confiança e empenho na função de responsável municipal na área.

Marcou também presença a representante do Instituto Português da Juventude, Glória Teixeira, que na sua intervenção manifestou a sua satisfação, empenho e apoio do Instituto a este órgão municipal e a todos os jovens de Vizela.

Partilhar