Bombeiros contemplados com a vacina contra a gripe

As Associações Humanitárias de Bombeiros, foram informadas que, a Direção Geral de Saúde (DGS), contemplou os bombeiros nos grupos da população que serão vacinados gratuitamente nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Esta decisão surgiu do facto dos bombeiros apresentarem o risco ocupacional de contrair e transmitir gripe, considerando as atividades de assistência e de transporte de doentes, em complementaridade com o SNS.


A vacinação teve início em outubro e decorrerá durante os meses seguintes. As vacinas foram adquiridas pelas Administrações Regionais de Saúde e são administradas nas unidades funcionais (Centros de Saúde) ou nos corpos de bombeiros, caso sejam reunidas as condições para tal. A operacionalização da vacinação deverá ser articulada a nível regional e local, através do contacto com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) ou as Unidades Locais de Saúde (ULS) a que pertence cada Corpo de Bombeiros.


De forma a sensibilizar os bombeiros portugueses para a importância da vacinação da gripe, a ANPC em parceria com a DGS, elaborou um cartaz alusivo à atividade operacional dos bombeiros.


Ao quartel dos bombeiros voluntários de Vizela as vacinas já chegaram, e os bombeiros que manifestaram essa vontade, as mesmas já estão a ser administradas pelo Enfermeiro e bombeiro Oficial de 2ª Miguel Ribeiro e pela enfermeira e bombeira do quadro de especialistas, Ana Carolina Guimarães.

Partilhar