FELIZ NATAL

IX edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico.

No sábado dia 16 de Dezembro acontece o concerto de encerramento do Festival deste ano. O concerto terá lugar às 19 horas, por Giampaolo Di Rosa, organista titular do órgão da Igreja dos Capuchos, e diretor musical do Festival.


O programa do concerto será composto por improvisações sobre cânticos de Natal e tem entrada livre.

Os concertos acontecem na Igreja de Santo António dos Capuchos, no órgão histórico do séc. XVIII, restaurado em 2008.

O IX Festival Internacional de Órgão Ibérico, que este ano acontece sob o tema Tradições em Música, inclui cinco concertos, entre Junho e Dezembro.

A nona edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães refere-se em particular a perfis de tradições europeias no que respeita ao rei dos instrumentos: o órgão na sua multiplicidade.

Destaca-se, a partir deste ano, a colaboração em parceira com a Sé de Vila Real e o seu órgão sinfónico, na produção de alguns concertos, que desta maneira permite a partilha entre músicos e, oferecendo dois instrumentos diferentes, se espera ser opção para uma maior audiência.




Giampaolo Di Rosa
é organista titular da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, tendo sido recentemente nomeado organista titular da Sé Catedral de Vila Real e orientado os projetos fónicos de ambos os órgãos sinfónicos.

Doutorado em análise musical, completou na Europa os estudos de piano, órgão, cravo, música de câmara, interpretação historicamente informada, composição, teoria e análise.

O seu repertório abrange todas as épocas históricas, para além da improvisação, das suas próprias composições e transcrições para órgão, sendo intérprete dos ciclos integrais de alguns compositores, entre os quais Johann Sebastian Bach e Olivier Messiaen.

Desenvolve atividade de concertista no mundo inteiro, dedicando-se também ao ensino, investigação e assessoria para diferentes instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e a Catedral de León em Espanha.

É diretor artístico para a atividade musical do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), nomeado pelo seu Reitor Mons. Agostinho Borges em 2008.

O Presidente da República conferiu-lhe, em 2010, o grau de Oficial do Infante Dom Henrique.

www.giampaolodirosa.org