ddV de Vizela para o mundo. Todos passam por aqui.

Apresentadoras da Eurovisão da Canção

A RTP e a EBU já escolheram as apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018, que se realiza a 8, 10 e 12 de maio, em Lisboa.


Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto vão partilhar o palco do maior concurso de música do mundo, onde se espera uma audiência de mais de 200 milhões de telespetadores.


Catarina Furtado nasceu em Lisboa, a 25 de agosto de 1972. Catarina desenvolveu a sua carreira em diversos projetos como apresentadora e atriz de teatro, cinema e séries de televisão. É autora de contos infantis e letras de canções. Desde 2000 exerce a função de Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). É também Fundadora e Presidente da Associação Corações com Coroa. Em 2013 ganhou o Prémio “Mulher do Ano” da revista GQ. De acordo com um estudo de mercado em 2017, Catarina foi considerada a pessoa mais credível em Portugal, sendo reconhecida várias vezes como uma verdadeira inspiração pelo seu trabalho e generosidade. Principais projetos televisivos como apresentadora: The Voice Portugal (cinco edições); Príncipes do Nada (autora e apresentadora); Festival da Canção; Operação Triunfo; Danças do Mundo; 7 Maravilhas; entre outros. Outros projetos: Teatro - Os Dias Realistas (2017); Cinema - Pesadelo Cor de Rosa; Séries - Cidade Despida, Ferreirinha, Principal Papel em Filhos do Rock.



Daniela Ruah nasceu em Boston a 2 de dezembro de 1983. Aos 5 anos, a sua família mudou-se para Portugal, tendo iniciado a sua carreira de atriz aos 16 anos. Daniela Ruah é a estrela da série Investigação Criminal: Los Angeles, como agente especial Kensi Blye. Esta série norte americana de grande sucesso conta com uma média semanal de 11 milhões de telespetadores. Daniela Ruah estudou arte de representação na London Metropolitan University e logo depois mudou-se para Nova Iorque para estudar no Lee Strasberg Theatre and Film Institute. Daniela brilhou no filme Red Tails de George Lucas e estreou-se no teatro no papel de Catherine na peça Proof de David Auburn, no Hayworth Theatre. Além do seu trabalho como atriz, Daniela apresentou o prémio People Choice Awards em 2012 e foi coapresentadora dos Super Bowl’s Greatest Commercials na CBS em 2016.




Filomena Cautela nasceu em Lisboa, a 16 de dezembro de 1984. Começou a sua carreira de atriz de teatro no ano 2000. A sua estreia no cinema aconteceu em 2004 e no ano de 2005 ganhou o casting lançado pela MTV Portugal para a escolha de uma nova apresentadora de televisão. Continuou a sua carreira de atriz entre o teatro e o cinema, ao mesmo tempo que na televisão aceitou novos desafios de diferentes estações e de diferentes programas. Desde 2015 apresenta o talk show da RTP 5 Para a Meia-Noite. Entre outros projetos, Filomena Cautela assegurou a apresentação no Green Room no Festival da Canção 2017 e foi a porta-voz do júri português na edição de 2017 do Festival Eurovisão da Canção.





Sílvia Alberto nasceu em 1981 e a sua estreia em televisão foi no programa Clube Disney, com apenas 19 anos. Um ano depois apresentou um novo programa na RTP ao mesmo tempo que iniciava uma carreira na rádio Mix FM, uma estação local de Lisboa. Em 2003 foi para o canal privado SIC tendo assumido a função de repórter e apresentadora de várias edições de Ídolos em 2003, 2004 e 2005, assim como a apresentação da gala dos Globos de Ouro. Sílvia Alberto regressou à RTP em 2006 para apresentar vários programas como Operação Triunfo, Dança Comigo, Masterchef, Top Chef, Danças do Mundo, Got Talent Portugal, entre outros. Em 2008 estreou-se como apresentadora do Festival da Canção, onde ao longo das várias edições tem sido uma presença constante. Foi também a comentadora portuguesa das edições de 2011, 2013 e 2014 do Festival Eurovisão da Canção.