Câmara inicia atividade dos meses temáticos com a Educação

No âmbito das competências municipais, a Autarquia vai promover a iniciativa ‘Meses temáticos’, que se inicia já em janeiro, com o mês da Educação.


Visando a melhoria das condições de ensino no Concelho, com o mês da Educação, a Câmara Municipal pretende promover um período de reflexão coletiva, para a rede educativa concelhia em matérias diversificadas, das quais se destacam: a gestão do parque escolar edificado; o planeamento da rede educativa; a execução da ação social escolar e das atividades de enriquecimento curricular.

Assim, serão realizadas uma série de atividades que envolvem os vários agentes educativos da comunidade, e onde será possível a abordagem das várias problemáticas sentidas no Concelho no âmbito da educação.

A Câmara Municipal de Vizela entende, que o papel da escola na sociedade atual não se esgota na sua função educativa, tendo em paralelo uma função social de formação do espírito de cidadania e participação ativa nos jovens de hoje.

O mês da Educação tem como objetivo fazer uma primeira abordagem para a elaboração do PEM - Projeto Educativo Municipal e reformulação da Carta Educativa Concelhia.

Assim, dia 16 de janeiro, terá lugar a visita ao Agrupamento de Infias, que inicia na EB S. Paio às 10.30h, seguindo-se a EB Tagilde, EB S. Miguel, EB Infias e a Escola Sede. No dia 17 de janeiro realiza-se o almoço na sede do Agrupamento de Infias.

Dia 19 de janeiro terá lugar a visita ao Agrupamento de Vizela, que inicia na EB Lagoas; às 09.30h, seguindo-se a EB Maria de Lurdes S. Melo, EB Monte, JI Campo da Vinha, EB Devesinha, EB Joaquim Pinto, EB Enxertos, e Escola EB 2,3 de Vizela, onde terá lugar o almoço.

No dia 17, terá lugar uma reunião com as Associações de Pais e Agrupamentos, no Edifício Sede e no dia 23 realiza-se a Reunião de Câmara na Escola Secundária de Vizela, às 10:00h.

No dia 24, terão lugar as visitas a outras escolas do concelho, nomeadamente Colégio de Vizela, Sociedade Filarmónica Vizelense e Santa Casa da Misericórdia.

A 26 de janeiro terá lugar uma reunião entre a DGESTE e os Agrupamentos de Escolas; dia 30, uma reunião entre as Juntas de Freguesia e Agrupamentos de Escolas e dia 31, uma reunião do Conselho Municipal de Educação, todas as reuniões no Edifício Sede.

Partilhar