JOSÉ CID com Banda Vizelense, domingo,em Vizela às 17h00. Entrada livre.

BaiCiência continuará na premissa inicial de desenvolvimento de actividades no âmbito de divulgação de ciência.

"Como será do conhecimento geral, o grupo informal BaiCiênica teve a sua génese em 2012, sendo constituído por um grupo de jovens amigos residentes no concelho de Vizela. Tendo como principal objectivo a dinamização do património local a diversos níveis, científicos e sociais, o grupo desenvolveu algumas acções locais com relativo impacto. Em 2013, o grupo informal sofreu alterações, tendo transformado o núcleo em Rotaract Clube Vizela - Projecto Baiciência.




Já com este novo conceito foram igualmente desenvolvidos diversas iniciativas, das quais se destaca o projecto europeu “High Tech 4 Nature”, com foco no Parque das Termas de Vizela e o Projecto Renascer.

Este último projecto, iniciado em 2015, ultrapassou as fronteiras nacionais, tendo tido o seu foco em território angolano.uma vez que um dos seus membros Adriano Ribeiro, se encontra a desenvolver a sua actividade profissional em Angola, nomeadamente na cidade do Lobito.

Assim, foi estabelecida uma parceria directa com o Centro Social Renascer, coordenado pelas Irmãs Oblatas e que presta apoio a jovens mulheres e mães sujeitas à prostituição.

Além de outras actividades a desenvolvidas, em parceria com o Rotary Clube Vizela e Rotary Clube Lobito, procedeu-se ao patrocínio do registo civil de duas utentes do centro. Esta acção, permitiu oficializar o estatuto de algumas jovens utentes do centro em cidadãs angolanas, permitindo-lhes também registar os seus filhos.

Numa fase posterior, foram também colmatadas diversas lacunas existentes no centro social ao nível das necessidades básicas de saúde e educação.

Este compromisso com a comunidade angolana do centro social Renascer, irá ser mantido até 2019. Ainda que pontual, esperamos que esta iniciativa tenha permitido ao centro social alicerçar alguns pontos menos sólidos e que além do impacto actual, se possa perpetuar no tempo e na vida de todos.



Actualmente, sendo que o limite de idades integrante dos elementos do grupo ultrapassou os 30 anos, limite de integração em Rotaract, o grupo informal voltou a assumir os moldes iniciais, mantendo o estatuto de grupo informal BaiCiência.

Assim sendo, o grupo continuará na premissa inicial de desenvolvimento de actividades no âmbito de divulgação de ciência e outros conceitos inerentes à preservação do património local. Neste contexto, será dada prioridade à requalificação do projecto High Tech 4 Nature, um dos principais projectos do grupo."