BaiCiência continuará na premissa inicial de desenvolvimento de actividades no âmbito de divulgação de ciência.

"Como será do conhecimento geral, o grupo informal BaiCiênica teve a sua génese em 2012, sendo constituído por um grupo de jovens amigos residentes no concelho de Vizela. Tendo como principal objectivo a dinamização do património local a diversos níveis, científicos e sociais, o grupo desenvolveu algumas acções locais com relativo impacto. Em 2013, o grupo informal sofreu alterações, tendo transformado o núcleo em Rotaract Clube Vizela - Projecto Baiciência.




Já com este novo conceito foram igualmente desenvolvidos diversas iniciativas, das quais se destaca o projecto europeu “High Tech 4 Nature”, com foco no Parque das Termas de Vizela e o Projecto Renascer.

Este último projecto, iniciado em 2015, ultrapassou as fronteiras nacionais, tendo tido o seu foco em território angolano.uma vez que um dos seus membros Adriano Ribeiro, se encontra a desenvolver a sua actividade profissional em Angola, nomeadamente na cidade do Lobito.

Assim, foi estabelecida uma parceria directa com o Centro Social Renascer, coordenado pelas Irmãs Oblatas e que presta apoio a jovens mulheres e mães sujeitas à prostituição.

Além de outras actividades a desenvolvidas, em parceria com o Rotary Clube Vizela e Rotary Clube Lobito, procedeu-se ao patrocínio do registo civil de duas utentes do centro. Esta acção, permitiu oficializar o estatuto de algumas jovens utentes do centro em cidadãs angolanas, permitindo-lhes também registar os seus filhos.

Numa fase posterior, foram também colmatadas diversas lacunas existentes no centro social ao nível das necessidades básicas de saúde e educação.

Este compromisso com a comunidade angolana do centro social Renascer, irá ser mantido até 2019. Ainda que pontual, esperamos que esta iniciativa tenha permitido ao centro social alicerçar alguns pontos menos sólidos e que além do impacto actual, se possa perpetuar no tempo e na vida de todos.



Actualmente, sendo que o limite de idades integrante dos elementos do grupo ultrapassou os 30 anos, limite de integração em Rotaract, o grupo informal voltou a assumir os moldes iniciais, mantendo o estatuto de grupo informal BaiCiência.

Assim sendo, o grupo continuará na premissa inicial de desenvolvimento de actividades no âmbito de divulgação de ciência e outros conceitos inerentes à preservação do património local. Neste contexto, será dada prioridade à requalificação do projecto High Tech 4 Nature, um dos principais projectos do grupo."

Partilhar