BOAS FESTAS. FELIZ NATAL. BOM 2019

Encontro Nacional de Mobilidade Urbana em Bicicleta

O III Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta decorreu nos dias 17 e 18 de março, na Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães numa coorganização entre a Câmara Municipal de Guimarães (CMG) e a Get Green – Mobilidade Elétrica.


O encontro contou com mais de 140 participantes e 25 entidades nacionais e internacionais que apresentaram os seus projetos. No painel dedicado às dinâmicas de trabalho de grupo, debateram-se as várias oportunidades de atuação e cooperação na promoção do uso da bicicleta.

Domingos Bragança, Presidente da CMG, afirmou na sessão de abertura do evento que cabe aos poderes públicos proporcionar aos cidadãos infraestruturas e condições para que possam escolher o meio de transporte em que se desloca. Reforçou a ambição de afirmar Guimarães como um território exemplar e de referência no quesito ecológico, afirmando que a cidade “abraçou com inteligência, com emoção e com sentimento o caminho do desenvolvimento sustentável em que os modos suaves e a mobilidade ciclável são elementos essenciais”.

A presença de membros do executivo vimaranense foi parabenizada pelos presentes que tiveram a oportunidade não só de os ouvir mas também de os questionar num debate que se prolongou para além do previsto, devido à forte participação dos presentes e à predisposição de todos em responder às questões. O debate, moderado por Elisabete Pinto, contou com a participação de Sofia Ferreira, Vereadora do Turismo da CMG; Patrícia Ferreira, Assessora da Vereação na Divisão de Educação da CMG; Manuel Fernandes, representante da Quercus, Ricardo Marqués, membro da ConBici e Kevin Mayne, membro da Federação Europeia de Ciclistas.

O congresso também se fez de novidades. Rui Amador, representante da Biciway, revelou em primeira mão que Guimarães vai ser a primeira cidade a receber o novo bicicletário pensado e produzido pela empresa. A instalação vai ter capacidade para 40 bicicletas e será de utilização gratuita.

Quais os desafios e oportunidades do cicloturismo no turismo verde? Como colocar a mobilidade ativa na agenda política? Foram alguns dos desafios debatidos nas dinâmicas de trabalhos de grupo e que tiveram como mentores o Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, José Manuel Caetano e a Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) respetivamente. Com espírito crítico e inovador, estes e outros desafios promoveram um debate vivo e plural sobre várias oportunidades de atuação e cooperação na promoção do uso da bicicleta.

No segundo dia do encontrou, e com passagem pela nova ecovia de Guimarães, o passeio em bicicleta contou com a Polícia de Segurança Pública e com Jorge Cristino, Presidente do Laboratório de Paisagem que, na arte de bem receber, apresentaram a cidade aos participantes que por Guimarães pedalaram.

Sofia Ferreira, Vereadora do Turismo da CMG passou o testemunho a Mário Meireles, representante da Associação Braga Ciclável. Assim sendo, o IV Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, em 2019, realizar-se-á em Braga.