Visite Vizela

Curso “Lesão no Desporto: Como atuar?” em Guimarães

A Tempo Livre promove, nos meses de abril e maio, um curso subordinado ao tema “Lesão no Desporto: Como atuar?” dirigido a fisioterapeutas, enfermeiros de reabilitação e massagistas que prestam serviços e apoio aos clubes e associações desportivas do concelho de Guimarães.


Organizado em parceria com o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD), o Centro de Estudos do Desporto e a Câmara Municipal de Guimarães, a formação tem coordenação científica de Rui Vaz, Diretor Clínico do Vitória Sport Clube, Especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e Reabilitação, Master em Traumatologia Desportiva no F.C. Barcelona e Diretor Adjunto do Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD).

A ação de formação tem como objetivo informar sobre a importância do exame médico desportivo dos atletas e transmitir conhecimento atualizado sobre questões de saúde e medicina desportiva, contando com a presença de médicos e técnicos especialistas que asseguram a realização dos dois módulos formativos.

O curso “Lesão no Desporto: Como atuar?” será promovido em dois módulos a realizar nos dias 27 e 28 de abril e 11 e 12 de maio no Multiusos de Guimarães.

O primeiro módulo (27 e 28 de abril) versará as “Lesões Musculares e Ortopédicas” e integrará conferências sobre "Como orientar as lesões musculares no desporto" (Rui Vaz, João Moura, João Quesado e Miguel Leite) e "Asma e alergias no desporto" (Manuel Magalhães e Rui Oliveira).

O segundo módulo (11 e 12 de maio) estará centrado na “Importância do exame médico desportivo” e incluirá uma conferência sobre "Exame médico-desportivo" / "Lesões cardíacas mais frequentes no desporto" (Rui Vaz, Ricardo Silva, Jorge Gomes da Silva e Pedro Von Hafe) e uma sessão formativa sobre "Como intervir perante uma emergência no terreno de jogo" (Manuel Vaz, Nélson Coimbra e Mário Lopes).

A inscrição no curso “Lesão no Desporto: Como atuar?” têm o custo de 25 euros (inclui almoço, documentação e material didático), devendo ser formalizada até ao dia 6 de abril através do envio de um email para cedg@tempolivre.pt indicando o nome, função técnica, clube, contacto de email e telemóvel/telefone.





O Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD)



Gerido administrativamente pela Tempo Livre, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD) é uma extensão dos Centros de Medicina do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que funciona nas instalações da Pista de Atletismo Gémeos Castro. Reconhecido pela Entidade Reguladora da Saúde, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD) atua no âmbito da promoção da saúde pública e da prática desportiva em segurança, prestando apoio e assistência médica (nomeadamente ao nível do exame médico-desportivo) assim como aconselhamento e rastreio da condição física de todos os desportistas ou praticantes de exercício físico, entre os quais, atletas federados e utentes do sistema educativo, de ginásios ou clubes de atividade física e praticantes desportivos informais (corrida, ciclismo, caminhadas, desporto-aventura, etc.).

O Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (pioneiro em termos nacionais) presta igualmente serviços no âmbito das consultas de Sobreclassificação, de Assistência médica e de Especialidade (entre as quais de Traumatologia desportiva, Patologia Respiratória, Alérgica no desporto e Fisioterapia de manutenção).

O Exame médico desportivo é um instrumento imprescindível para aferir a aptidão dos praticantes desportivos, sendo obrigatório para atletas, árbitros e outros agentes desportivos se inscreverem na respetiva federação desportiva e recomendado para todos praticantes desportivos informais (corrida, ciclismo, caminhadas, desporto-aventura, etc.). A prática de atividades físicas e desportivas não federadas implica ao praticante certificar-se e assegurar-se, previamente e nos termos da legislação em vigor, de que não apresenta quaisquer contra-indicações para a sua prática.

O protocolo do Exame Médico Desportivo realizado no Centro Medicina Desportiva de Guimarães é o estabelecido pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e inclui consultas de enfermagem e consulta médica e a eventual prescrição de exames complementares de diagnóstico pelo SNS ou outro subsistema que o utente possua.

Além do Exame Médico Desportivo, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães tem protocolos com diversos médicos especialistas que conferem condições vantajosas aos seus utentes nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Fisiatria, Medicina Dentária, Medicina Interna, Nutricionismo, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia e Psicologia. Num esforço de melhoria dos serviços prestados, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães passou também a dispor de consultas de Traumatologia Desportiva (Dr. Rui Vaz - especialista em Fisiatria), Patologia Respiratória e Alérgica no desporto (Dr. Manuel Vaz - pneumologista), assistência médica para lesões desportivas e a realizar o eletrocardiograma (ECG) cujo custo está incluído no valor do exame médico.

O Centro de Medicina Desportiva de Guimarães funciona de segunda a sexta-feira das 18 às 21 horas, havendo a possibilidade - mediante combinação prévia - de abertura ao sábado e de realização dos exames médicos nas instalações dos clubes.

Recorde-se que o CMAD, inaugurado a 5 de setembro de 2005, foi reconhecido como extensão dos Centros de Medicina Desportiva do Instituto do Desporto de Portugal, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado entre a Tempo Livre e o Instituto do Desporto de Portugal I.P., homologado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.