Procissão do Enterro do Senhor esta noite

Saída agendada para as 21 horas desde a igreja de S. João das Caldas-Vizela. Dom Abade de Singeverga, Bernardino Ferreira da Costa natural de Santo Adrião de Vizela (na foto a cumprimentar o Papa Francisco), proferirá o sermão no final da procissão.


Percorre as ruas da cidade de Vizela esta noite a Procissão do Enterro do Senhor que há mais de seis décadas se realiza na paróquia de S. João das Caldas que tem como pároco o P. José Machado.
Esta é a única procissão de S. João das caldas onde se incorpora todo o Corpo Ativo dos Bombeiros de Vizela o que faz aumentara sua beleza e interiorização.
Participa também o CNE de S. João das Caldas e a Sociedade Filarmónica Vizelense que apresenta sempre no seu reportório nesta procissão a Marcha Fúnebre de Joaquim Chicória.
A procissão conta com o esquife que transporta o corpo morto de Jesus Cristo acompanhado por outro andor com a sua mãe de véu negro sobre a cabeça.
O Dom Abade de Singeverga. Bernardino Ferreiara da Costa, natural de S. Adrião de Vizela, fará o sermão do enterro do Senhor.

DOM BERNARDINO
Natural da Diocese do Porto, paróquia de Santo Adrião de Vizela, Dom Bernardino Ferreira da Costa nasceu a 21 de Novembro de 1974 e foi eleito pelos monges como o VI Abade da Abadia de São Bento de Singeverga a 10 de Julho de 2013. Vindo do Seminário Diocesano do Porto, entrou para o Mosteiro em 1996, depois de ter concluído o 4º ano de Teologia. Aqui fez a sua profissão monástica de votos simples a 1 de Novembro de 1998, e a de votos solenes em 2001. Foi ordenado sacerdote a 11 de Maio de 2003 pelas mãos de D. Armindo Lopes Coelho, então bispo do Porto. Frequentou o Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo – pertencente à Ordem Beneditina, em Roma – entre 2004 e 2008, no qual obteve a Licenciatura Canónica e Doutoramento em Sagrada Liturgia com o tema: "O movimento litúrgico em Portugal. Dom António Coelho o protagonista". Actualmente, é professor na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Teologia, no Pólo do Porto. Rezamos para que o seu munús seja fecundo e proveitoso nestes futuros anos de serviço à frente da comunidade beneditina de Singeverga.


PAPA VISITOU PRISÃO NO RITUAL DA PÁSCOA

Partilhar