Apresentado Plano Municipal de Leitura de Vizela

A Câmara Municipal de Vizela apresentou no passado dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o Plano Municipal de Leitura de Vizela, que pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro, da leitura e das literacias. O Plano abarca um conjunto de iniciativas de novas atividades e novos projetos e mantém outras que já faziam parte do programa da biblioteca municipal de Vizela.


Os objetivos principais passam por promover o hábito da leitura e da escrita como formas de desenvolvimento pessoal, facilitar o acesso ao livro e à leitura, descentralizando as ações de promoção da leitura e preservar a identidade, cultura, memória e o imaginário da população de Vizela.

Tendo em vista a concretização destes objectivos, o Plano Municipal de Leitura congrega os seguintes projetos:



· Projeto Livro na mão sem pagar um tostão, que tem como objetivo adequar a coleção da biblioteca às necessidades de informação/ formação / recreação da comunidade que serve. Pretende-se que os vizelenses tenham uma palavra a dizer acerca dos livros que preenchem as estantes da biblioteca, que sugiram livros ou outros documentos para que a coleção se renove sempre tendo em conta os interesses de quem serve.

· Apoio a edição de obras que contribuam para o conhecimento de Vizela nas mais variadas vertentes, histórica, social, económica, cultural, entre outras, e de obras literárias, em verso ou em prosa, de autores nascidos ou residentes no concelho de Vizela. A edição de livros de autores e entidades ou instituições exteriores ao concelho, poderá ser apoiada, desde que tenham manifesto interesse, direto e excecional, para Vizela.

· Faz-te ao livro: Faz-te ao livro é uma campanha local de promoção do livro e da leitura junto da comunidade em geral e dos alunos em particular. Procura-se, através do exemplo e do aconselhamento de livros por figuras destacadas da comunidade, e de professores, em contexto escolar, encorajar e motivar para a leitura. Desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Vizela.

· Livros com Rodas: Baús itinerantes de livros que percorrerão as freguesias do concelho com o objetivo de garantir igual acesso aos livros aos vizelenses das freguesias mais distantes da biblioteca municipal.



O Plano Municipal de Leitura pretende ainda fortalecer iniciativas como a Feira do Livro de Vizela, Histórias na escola, Sábados na Biblioteca, entre outras.

A Feira do Livro de Vizela, edição 2018, já tem data marcada para 18, 19 e 20 de maio e terá lugar na Praça do Município.

Partilhar