Caminhar e conhecer a Vila de Santa Eulália

A segunda caminhada "Sentir Santa Eulália teve ontem como preâmbulo poemas e o cantar do Somos Livres (Gaivota) pelas crianças do ensino básico das escolas da vila. E que bem elas se portaram.


Depois deste momento bonito evocativo do 25 de Abril, os caminheiros (cada vez em maior número e ontem com cerca de 200), fizeram-se à estrada e aos caminhos naquela que é uma iniciativa com sentido duplo: caminhar (deixar para trás o sofá, a tv e as novas tecnologias) pelos caminhos mais recônditos da Vila e descobrir o património que por vezes por estar tão perto nem se vê. A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia presidida por Manuel Pedrosa.


A grande etapa (cerca de uma hora a caminhar) teve uma paragem junto à capela da Senhora dos Milagres onde António Ferreira (pai do pároco da paróquia onde se situa o Mosteiro de Amarante, P. José Manuel Miranda Ferreira) fez detalhada prelecção sobre aquele espaço de fé (como seria bonito se a particular e bonita capelinha da Senhora dos Milagres tivesse uma acção pública em lugar de estar encerrada e vedada com grades).
A segunda etapa terminou na sede do Grupo Folclórico de Santa Eulália, grupo que é um dos embaixadores da vila, cabendo ao Presidente Manuel Monteiro a apresentação das boas vindas e a prestação de algumas informações sobre a história e agenda da instituição a que preside.

ETNOGRAFIA
Olívia Oliveira Alves falou sobre o Centro Etnográfico existente naquela sede onde já funcionou em tempos remotos a Escola da Devesinha. O espaço, que é paralelamente utilizado pelo GFSE para os seus ensaios, festas e assembleias tem importante espólio destacando-se uma coleção de objetos antigos usados na agricultura, como alfaias agrícolas e outros utensílios do quotidiano agrícola, teares, trajes regionais, relógios, louças e documentos do início da fundação do grupo.
Daqui o Grupo regressou ao Lugar do Adro onde terminou a caminhada estando a próxima marcada para 9 de maio e subordinada ao tema desporto havendo de entremeio um debate sobre saúde no desporto dia 4 de maio (21h00) na sede da autarquia local.
Para além do Presidente de Junta e outros membros desta autarquia, a caminhada contou com a presença dos vereadores municipais Joaquim Meireles e Jorge Pedrosa.










Partilhar