Começaram as limpezas no Castelo

União de Freguesias de Vizela fez limpeza geral ao exterior (traseiras) do Castelo podendo já ser possível, inclusive, entrar na gruta.


"Uma enorme barrela às traseiras do castelo» - foi assim que o presidente Mário José Oliveira definiu o trabalho de limpeza exterior que foi executado nas traseiras do Castelo limpado-se vegetação, silvados, barracos podres e outros "adereços" que evidenciavam o abandono que aquele padece há vários anos.
O autarca referiu que agora é possível visitar a gruta, que na década de 50 foi inaugurada por altas individualidades e benzida pelo cónego Albano Freitas contendo a mesma à data da sua inauguração de uma imagem duma santa.
A resolução do impasse do Castelo (construído para edifício da Câmara Municipal por Armindo de Freitas Ribeiro de Faria) é um desejo que todos os vizelenses anseiam.
O Castelo da Ponte visto do Parque das Termas
O velho edifício, que já funcionou como um estabelecimento de ensino (Extrenato) foi comprado pelo Município de Vizela aos herdeiros do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela entre junho de 1918 e dezembro de 1927, para fins que ainda não foram executados. A degradação do Castelo, nomeadamente portas, janelas e o seu interior, é flagrante. Mário José Oliveira referiu que se trata de um assunto que se procurará resolver logo que possível, já que não interessa a ninguém que o Castela esteja a degradar-se sem o mínimo aproveitamento.
Ainda nas traseiras deste velho prédio a União de Freguesias pretende criar um horto de forma a tirar flores e outras plantas para o Parque das Termas e jardins da cidade.

Partilhar