VISITE VIZELA, Santuário de S. Bento das Peras; Balneários Termais; Parque; Rio; Montanha; Património; História...

7 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

.


CONCELHO DE VIZELA

1984 - O Grupo Folclórico de Santa Eulália é constituído como Associação sendo seus fundadores Eduardo Vilar, Armindo Faria, José Maria Almeida, Luciano Costa, Firmino Gomes, António Costa, José Dias Miranda, Francisco Mendes, Maria Ferreira, Francisco Freitas, Laura Costa e Joaquina Freitas.

1997 - A capela da Senhora de Lurdes em S. João das Caldas é completamente destruída por um vizelense depois da Junta de S. João ter investido na sua restauração várias centenas de contos. Este vizelense tinha como seu o terreno onde estava sediada há 80 anos o pequeno templo, mas comprometera-se a doá-lo por troca com outro que receberia da Família Sousa Oliveira na Quinta da Portela. Como a permuta não se chegou a concretizar devido à hipoteca dos bens das extintas "Sedas Vizela", decidiu deitar a capela abaixo secretamente. O tema foi assunto nacional através de jornais e televisões mas não houve qualquer retrocesso: a Junta não foi ressarcida do dinheiro ali dispendido e o demolidor não sofreu qualquer sanção como era desejo da autarquia.
O terreno onde a capela foi construída foi cedido pelos Melos do Mourisco em finais da guerra 1914-18 como forma de pedir a protecção de Nossa Senhora para a epidemia do tifo. Os vizelenses fizeram um peditório para custear as despesas de construção.

2001 - O FC Vizela termina em 5º lugar a sua participação no campeonato da IIB com 60 pontos. Esta foi a época mais atípica do Vizela pois contou com quatro treinadores:  Carlos Carvalhal /Eduardo Luís/Vítor Urbano/ Fernando Faria. Carvalhal saiu para o Aves,  Urbano teve um acidente de viação, Eduardo Luís (campeão europeu pelo FCP) foi despedido e o adjunto Faria ficou. 

2006 - Com uma vitória em casa por 1-0 frente ao Gondomar (golo de Artur Jorge), o FC Vizela termina a sua primeira participação na II Liga assegurando a desejada manutenção. O FCV fica na 11ª posição de uma prova com 18 clubes. Beira Mar (campeão) e Aves subiram à I Liga, enquanto Ovarense e Maia desceram à IIB.
Carlos Garcia foi o treinador de um plantel que contava com Bock que marcou 16 golos e outros atletas: Rui Ribeiro, Rodrigo, Cláudio, Machado, Ricardo Jorge,Everton,Artur Jorge, Bock, Nuno Cavaleiro,Hélder Sousa,Dani, Marcio Ramos,Delfim, Moacir Santos, Ido, Marquinho, Oseías, João Duarte...

2006 - O FC Vizela atribui o nome do falecido locutor da Rádio Vizela, Pedro Paulo, à Cabine de Imprensa do estádio. Os adeptos que enchiam a bancada endereçaram uma calorosa salva de palmas em homenagem a este grande vizelense.

2010 - Dinis Costa toma posse como Presidente do Partido Socialista de Vizela sucedendo a Francisco Ferreira no cargo.

2010 - Abre na Praça da República a Feira do Livro de Vizela com a presença do escritor Mário Cláudio, “Prémio Pessoa 2004”.

2010 - David Topete é o melhor português em bicileta BTT na 5ª Edição da Nissan Titan Desert que decorreu em Marrocos.

2011 - A Câmara de Vizela,  paralelamente com a biblioteca da Fundação Jorge Antunes, promove o Seminário "EFAcil Ler" no Salão da Casa do Povo.

2018 - Câmara Municipal inaugura o novo espaço dos serviços municipais de ação social, no edifício 2 do Mercado Municipal, sito na rua da Portela.

O novo edifício alberga os serviços da acção social da Autarquia, a CPCJ de Vizela e a Unidade de Unidade de Apoio Especializado na área da Saúde Mental da AIREV - Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela. 

..............................................................

NESTA DATA FALECEU
2012 - José Victor Leite Pereira (S. Miguel)
2009 - Salomão de Oliveira Lopes (S. João)
2014 - Armindo Pedrosa (S. Miguel)