Visite Vizela

18 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

.



1899 - Realiza-se a primeira Corrida de Toiros em Vizela na Praça do Maia, construída para o efeito, na Cruz Caída em S. João das Caldas. A sua capacidade era de entre dois a três mil lugares, dispondo inclusive de camarotes. Um ano depois a praça foi demolida.



Igreja de S. Paio de Vizela
1967 - O jornal Notícias de Guimarães noticia a procissão em honra de S. João em S. João das Caldas, condena a lixeira que existia junto às Termas e fala da exibição do filme Música no Coração no Cine Parque.

1998 - Assembleia da República aprova na especialidade e, em votação final global, o texto sobre a criação do Concelho de Vizela com as suas sete freguesias. A 19 de Março o concelho foi votado na generalidade na AR com nove freguesias.

1999 - Inauguração da remodelação-ampliação da Igreja de S. Paio de Vizela com a presença do arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira. O P. Mário Rui era o pároco à altura da inauguração. Da pequenina igreja de raízes românicas (pode-se hoje ver o seu frontal embuti na nova estrutura), foi o templo ampliado por via de uma arquitectura inovadora e arrojada.

2007 - Depois de ter treinado os iniciados, juvenis e júniores do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, o treinador vizelense Rui Guimarães assina contrato com o FC Cosmos Genéve (Suíça).

2010 - É inaugurada a nova Sede do PS em Vizela. A cerimónia foi presidida pela mais importante personalidade do Partido Socialista Nacional, o seu Presidente, Dr. António de Almeida Santos. A nova Sede da Concelhia de Vizela do PS localiza-se no coração da cidade de Vizela, a Praça da República, n,º 36.

NASCEU NESTA DATA

- Júlio Costa, deputado Municipal de Vizela.
- Alfredo Ribeiro, presidente da AIREV e da Confraria de S. Bento das Peras (faleceu em 2017).

FALECEU NESTA DATA
2009 - António Felizardo Alves Machado
2009 - José Francisco da Costa (S. Adrião)
Nacional e Internacional