Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas ‘Vizela + Verde’

O Município de Vizela viu aprovado o seu projeto ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – ‘Vizela + Verde’, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.


Este programa é direcionado para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e vai decorrer entre 2 de julho e 15 de setembro de 2018. Ao todo, está previsto o envolvimento de 40 jovens.

O projeto ‘Vizela + Verde’ visa a preservação dos recursos florestais e seus ecossistemas, através da prevenção e deteção de incêndios florestais, incentivando o voluntariado ambiental de jovens, preferencialmente residentes no concelho de Vizela, com vista à sensibilização, promoção e vigilância, nomeadamente na valorização da floresta e na diminuição dos riscos de fogos florestais.

Pretende-se, assim, efetuar a vigilância fixa em dois pontos estratégicos do Concelho de Vizela, no Monte do São Bento e Alto de Penabesteira, para deteção dos incêndios florestais e sensibilização das populações, ficando vigiada a totalidade da área do Concelho de Vizela.

As inscrições têm de ser efetuadas com um registo individual previamente no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude, não existem custos de inscrição. Os jovens que reúnam os requisitos do programa são selecionados, por ordem de inscrição, pelas Direções Regionais do IPDJ.

Para mais informações sobre este projeto, bem como o formulário de inscrição encontram-se disponíveis em https://programas.juventude.gov.pt/registoIndividual.



Condições Obrigatórias:

- Sensibilidade e idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas

- Idade entre 18 e 30 anos

Funcionamento do Programa:

- 2 de Julho a 15 de Setembro

- Períodos de 15 dias

Horários dos Turnos:

- Manhã: 09H30 às 14H30 - Tarde: 14H30 às 19H30

Apoios:

- Subsidio diário de 10 €

- Identificação individual

- Seguro de acidentes pessoal

- Transporte aos locais de vigia

Partilhar