BOAS FESTAS. FELIZ NATAL. BOM 2019

28 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

 1851 — Neste dia escrevera para o "Periódico dos Pobres no Porto" o seguinte :" Por ordem do Governador Civil de Braga foi demitido o Regedor da freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela; este Regedor que há anos servia, é cartista, homem de bem e proprietário; a ele se deve a perseguição dos ladrões e o sossego que sempre houve nesta freguesia desde que ele serviu; é benquisto dos comparoquianos e com influência nas freguesias circunvizinhas".

1904 — Ao meio dia, no lugar de Paçô, junto ao túnel na linha (férrea) em construção de Guimarães a Fafe, quando alguns operários enchiam as vagonetas de uma saibreira em exploração, e em que trabalhavam 14 pessoas, caiu sobre eles uma bancada de terra que apanhou Joaquim Pires, casado, de Travassós, José Caco, solteiro, de Vizela António da Silva, de S. João de Ponte, e Albino de Sousa, solteiro, da vila de Felgueiras, que ficaram soterrados e apareceram mortos, fugindo os demais. Os 4 cadáveres foram autopsiados no hospital da Misericórdia.

1991 - FC Vizela realiza em casa um jogo particular (1-2) com o FC Porto na base da transferência de Ricardo Oliveira para o clube das Antas. O FCV jogou com: Sérgio, Margarido, Altino, Macarrão, Rui, Samuel, Faria, Rocha, António Luís, Denô, Beto Andrade + Alfredo, Dinho, Tozé, Sérgio e Pinto. O FCP jogou com: Padrão, Neves, Bandeirinha, Morato, Morgado, Rui Filipe (f), Ricardo, Abílio, Jorge Andrade, Toni e Folha. Mais Miguel Ângelo, Fernando Gomes, Tozé, Rui peneda e Zé Rocha.

1997 - Vizelense Dr. Miguel Faria Bastos, Presidente da Associação Portuguesa de Esperanto, discursa sobre Timor no Congresso Mundial de Esperanto que decorre na Austrália.

1997 - O canal de televisão SIC avança no seu serviço informativo com uma sondagem que dá conta de que 71 por cento dos portugueses são a favor da criação do Concelho de Vizela.

2009 - O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos assina em Vizela um acordo de colaboração para a requalificação da EB 2,3 de Vizela. Nesta mesma ocasião foi assinado um protocolo de autorização provisória de funcionamento da Academia de Música de Vizela. Assim a Sociedade Firlarmónica Vizelense é autorizada pela Direcção Regional de Educação do Norte a ministrar cursos de ensino artístico especializado, na área da música, de nível básico.

2010 - A Câmara Municipal de Vizela assina com a Direcção Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o contrato-programa do “Projecto de Modernização Administrativa e de Equipamentos Municipais” referente ao edifício-sede do Município. A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro. O objecto do contrato-programa é a execução do “Projecto de Modernização Administrativa e de Equipamentos Municipais”, no Município de Vizela, cujo investimento elegível ascende a 2.456.104,66 euros, com uma comparticipação de 25%, ou seja, 614.026,16 euros.

2010 - João Cocharra é eleito presidente da mesa da Assembleia-geral da Vizelgolfe e Maria do Céu Costa presidente do Conselho Fiscal.

2010 - Vizela pela primeira vez neste ano em Alerta Vermelho devido às altas temperaturas na ordem dos 40 graus.

NESTA DATA NASCEU
1979 - NELSINHO, jogador criado nas escolas do FC Vizela. Jogou nos séniores de 1998 a 2002. Jogador do Varzim. Jogou ainda no Gondomar, Trofense, Fafe, Est. Amadora e Sp. Braga.
- Fernanda Costa (Campeã nacional e internacional de Minigolfe)
- Fernanda Pereira (bar Desp. Jorge Antunes)
- Ermelinda Costa (Segurança Social)
- Pedro Dias (Águas S. Martinho)

Eventos históricos

1540 - Casamento de Henrique VIII de Inglaterra e Catarina Howard
1794 - Revolução Francesa: Maximilien Robespierre, Louis Antoine Léon de Saint-Just e a maior parte dos jacobinos são executados na guilhotina.
1823 - Adesão do Maranhão à independência do Brasil
1821 - Independência do Peru
1877 - Fundação de São Caetano do Sul
1914 - A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia; esta não cumpriu os termos de um ultimato imposto pelos Habsburgo após o assassinato do herdeiro do trono imperial, o Arquiduque Francisco Ferdinando, por um nacionalista sérvio, Gavrilo Princip. Começa, assim, a Primeira Guerra Mundial.
1938 - Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros são mortos pela polícia em Sergipe.
1945 - Um avião se choca com o Empire State Building, de Nova York causando 28 mortes.
1960 - É fundada a cidade brasileira de Atalaia, no Paraná.
1976 - Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atinge a cidade de Tangshan, na China causando 240.000 mortes.
1983 - O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Conquista o seu primeiro título da Taça Libertadores da América, vencendo o Peñarol por 2x1 em Porto Alegre
2005 - O IRA anuncia o fim da "luta armada" e a entrega de suas armas.

Feriados e eventos cíclicos

Perú - Dia da Independência (1821)
Dia do Agricultor
Aniversário de São Caetano do Sul
Portugal - Dia Nacional da Conservação da Natureza