Câmara assina contratos-programa com associações culturais

A promoção e o apoio à cultura são competências e atribuições das autarquias locais na prossecução de interesses próprios, comuns e específicos das populações respetivas.


Um dos objetivos do Município de Vizela é o apoio a entidades de relevante interesse para o Concelho, de forma a proporcionar-lhes meios adicionais para suportar os encargos decorrentes do desenvolvimento das suas atividades.

Nesse sentido e no seguimento da deliberação da reunião do Executivo Municipal de Vizela de 15 de maio, a Câmara Municipal está a assinar os contratos-programa com as associações culturais do Concelho.

Estes contratos preveem a atribuição de apoio financeiro ao associativismo cultural com vista à continuidade ou incremento de projetos ou atividades de reconhecido interesse para o Município, de caráter regular ou meramente pontual.

De realçar que, tendo em consideração que se pretende gerir de uma forma transparente o dinheiro que é de todos os vizelenses, a Câmara adotou pela primeira vez critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições de cariz cultural.

Assim, para além dos critérios já estabelecidos anteriormente, a avaliação dos pedidos de apoio no âmbito da área cultural tem por base, o seguinte: a dimensão da associação, o número de praticantes, o número de valências e o respetivo plano de atividades, desde logo o número de iniciativas e a sua dimensão.



Partilhar