CAMPANHA UMA ÁRVORE PELA FLORESTA

Os CTT e a QUERCUS voltam a ser parceiros na iniciativa "Uma Árvore pela Floresta", que este ano entra na sua quinta edição. Esta parceria permite florestar com espécies autóctones diversas Áreas Protegidas e Matas Nacionais do nosso País, em particular as zonas mais afetadas pelos incêndios.



Na edição de 2018 estão à venda dois kits, um sobreiro e uma azinheira, por 3,50 euros cada, disponíveis em 400 Lojas CTT espalhadas por todo o País. Pela primeira vez, os kits também estarão disponíveis na Loja Online, com portes grátis para território nacional.

Os kits vendidos são convertidos em árvores de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas ardidas e/ou zonas classificadas do território nacional na primavera de 2019. Desde o início do projeto já foram plantadas 80 mil árvores.


“Os CTT no âmbito da sua política de sustentabilidade voltam a associar-se à iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, em parceria com Quercus” diz António Pedro Silva, administrador dos CTT. “Os kits “Uma Árvore pela Floresta” estão à venda em 400 Lojas CTT distribuídas pelo país, bem como online através do site dos CTT, até ao final do ano 2018. Todos aqueles que aderirem à iniciativa estarão, desta forma, a contribuir para a reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em Portugal, uma vez que a Quercus irá plantar uma espécie autóctone por cada kit vendido, em zonas classificadas e áreas ardidas. Convidamos a mais uma grande adesão do público este ano, com vista à promoção de uma floresta nacional mais resistente.”


Para João Branco, Presidente da Quercus, “A Quercus e os CTT têm vindo, ao longo dos últimos anos, a colaborar ativamente em várias ações de sustentabilidade ambiental ligadas à defesa da floresta autóctone portuguesa. Através da colaboração com várias entidades e voluntários, colhem-se sementes para produzir plantas, plantam-se árvores e arbustos, cuidam-se de bosques, previnem-se os fogos florestais e promove-se a educação ambiental através da preservação da biodiversidade e da floresta.”.


Este projeto, vencedor em 2015 do prémio Green Project Awards na categoria "Iniciativa de Mobilização" e do prémio Ambiente da PostEurop em 2016, uma organização afiliada das Nações Unidas, permite que os portugueses contribuam para a criação de bosques mais sustentáveis e resistentes a incêndios e promove a sensibilização para a importância da biodiversidade e da prevenção dos incêndios florestais.


A edição de 2018 conta ainda com a contribuição dos alunos do IADE-Universidade Europeia, que se quiseram associar à iniciativa, produzindo alguns materiais de comunicação.



Através desta parceria com a QUERCUS, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através dum portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas), da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país, os quais permitiram aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 64% entre 2008 e 2017.



Acompanhe o projeto e registe a sua árvore em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/

Partilhar