Reações à morte de Manuel Campelos

Cerimónias fúnebres decorrem a partir desta tarde na paróquia de S. João das Caldas. Funeral amanhã 17h00.
Reações à morte do fundador do MRCV um pouco por todo o lado.
EM ATUALIZAÇÃO

REAÇÕES
Nas redes sociais, sobretudo no Facebook, e na imprensa têm sido publicadas diversas reações à morte de Manuel Campelos.


A Associação da Comissão de Festas do 5 de Agosto de 1982,
vem por este meio manifestar o maior sentimento de pesar pelo falecimento do cidadão honorário de Vizela, Manuel da Costa Campelos.
À sua família, os Órgãos Sociais da Associação da Comissão de Festas do 5 de Agosto de 1982 apresentam as mais sentidas condolências.


Joaquim Costa (ex-vereador da Câmara de Vizela)
O concelho de Vizela está de luto pela perda do grande obreiro da nossa querida Vizela
R. I. P. Jamais será esquecido

JORNAL PÚBLICO
.

Última página do Jornal de Notícias de 21 de agosto.



Desportivo Jorge Antunes
Nota de Pesar por Manuel da Costa Campelos
O Desportivo Jorge Antunes vem por este meio manifestar o maior sentimento de pesar pelo falecimento do cidadão honorário de Vizela, Manuel da Costa Campelos.
À sua família, os Órgãos Sociais do Desportivo Jorge Antunes apresentam as mais sentidas condolências.

Jorge Oliveira (líder do MVS na A. Municipal)
VIZELA ficou mais pobre.
Bem-haja pelo legado de perseverança e dedicação à causa do concelho de Vizela, assim como outras.
Saibamos honrar o que nos foi entregue!

FUTEBOL CLUBE VIZELA
Vizela está de luto. Manuel da Costa Campelos, líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela e cidadão honorário do Concelho de Vizela, faleceu esta segunda-feira, dia 20 de Agosto, aos 94 anos de idade.
Considerado o “pai” de um concelho que conta com duas décadas de existência, Manuel Campelos dedicou a sua vida à causa vizelense, tendo ainda sido dirigente do FC Vizela e vereador de Vizela na Câmara Municipal de Guimarães.
Medalha de Ouro de Mérito Municipal, o histórico vizelense acreditou durante décadas que Vizela só teria um caminho: ser autónoma e seguir o caminho do desenvolvimento. Aconteceu a 19 de Março de 1998.
Nesta hora de profundo pesar, os Órgãos Sociais do Clube e a Administração da SAD do FC Vizela apresentam as mais sentidas condolências à família e amigos de Manuel Campelos.

Dra Maria do Resgate Salta
Faleceu o Sr. Manuel Campelos. Não vou fazer um elogio ou homenagem fúnebre. O Sr. Campelos, felizmente, foi homenageado em vida.
Quando cheguei a Vizela, há quase 32 anos, conheci o Sr. Campelos. Não pessoalmente. Mas pela sua actividade no MRCV e através do Noticias de Vizela. Também fiquei a saber que era pai das minhas colegas Dra. Paula Campelos e Enfermeira Rosa Manuela Campelos.
Pouco tempo mais tarde acabei por o conhecer pessoalmente pois ia à sua loja no edifício das Termas de Vizela.
Vizela ainda não era Concelho.
O Sr. Manuel Campelos acreditava na restauração do Concelho de Vizela.
Fui sabendo aos poucos sobre a história do MRCV (Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela) e seus membros. A sede era no edifício onde está instalada, actualmente, a Segurança Social.
Em 19 de Março de 1998 Vizela foi elevada a Concelho. Uma alegria geral. O Sr. Manuel Campelos fez parte da Comissão Instaladora.
Três anos mais tarde chegaram as primeiras eleições para a Autarquia de Vizela. O Sr. Campelos foi ter comigo às Termas (eu trabalhava lá) para me convidar a formar uma Concelhia do CDS em Vizela.
Apesar de não estar virada para a politica, de ser apartidária e de não fazer parte do partido, ajudei-o no contacto com pessoas. E o Sr. Manuel Campelos conseguiu o seu objectivo.
Candidatou-se a Presidente da Câmara pelo CDS em 2001. Mesmo sem estar virada para a politica apoiei a candidatura do Sr Manuel Campelos, independentemente de ser pelo CDS (partidos não me dizem nada). Acreditei nele e no seu imenso amor por Vizela.
Infelizmente, repito INFELIZMENTE, o Sr. Manuel Campelos não foi eleito. Mas sei que cumpriu o seu destino.
O Concelho de Vizela é uma realidade.
Até um dia Sr Campelos.

BOMBEIROS DE VIZELA
A Direção e o Comando em nome da RAHBVV, vêm por este meio apresentar o seu sentido pesar pelo falecimento do Senhor Manuel Campelos, emérito e incansável lutador das Causas de Vizela e endereçar à família enlutada, as plangentes condolências, pela perda do seu ente querido. Cessam as palavras e fica apenas o nosso sentimento de grata e eterna admiração em jeito de singela homenagem. Descanse em paz.
A Direção – O Comando

FORÇA AZUL
expressa as maiores condolências à toda família e amigos do Sr. Manuel Campelos
Obrigado por tudo vizelense
Eterno descanso.

Abílio Tunica
Vizela está de luto. Fica aqui a minha sentida homenagem. Para a Doutora Paula , que é a minha médica de família, muita força coragem e também para toda a família, neste momento de dor e tristeza
A doutora Paula é filha de Manuel Campelos, este grande senhor que partiu para outro mundo...que descanse em paz

Joaquim Ribeiro Ferreira (ex-presidente junta S. Miguel)
Recebi com profunda dor a notícia da morte do nosso amigo e companheiro de luta Sr.MANUEL CAMPELOS,ex.secretário geral do M.R.C.V.. Sinto no peito a tristeza da sua partida súbita e inesperada e perdera um AMIGO! Um lutador a tempo inteiro por Vizela. O Sr.MANUEL CAMPELOS ficará na lembrança de muitos e no coração de quantos com ele privaram de perto e um combatente, que nunca teve medo do medo. Vamos defender a sua obra e sem preguiça, por respeito à sua memória e nós vamos continuar a nossa luta por Vizela, que o Sr.MANUEL CAMPELOS tanto amava, na forma como trabalhava para o desenvolvimento e progresso do nosso Concelho. Este HOMEM que conhecemos há tantos anos e de quem recebi o convite para pertencer ao M.R.C.V. com mais vinte (2O) companheiros,como se pode ter conhecimento num dos livros do Sr.MANUEL CAMPELOS página 451,desde 1979-1998 (19) anos com dezenas de viagens para Lisboa e a maior parte das vezes na estrada nacional 1, com sete e oito horas de viagem para reunir com os grupos parlamentares e lutar por uma causa pública. E Vizela tem uma dívida de gratidão para com pessoas que passaram para o arquivo do esquecimento.
O Sr. MANUEL CAMPELOS, esse HOMEM bom , deixa-nos a saudade eterna, mas que havia de criar em nós o sublime sentimento de amizade, argamassada com admiração e respeito. E não queremos deixar de vincar a nossa profunda mágoa pelo seu desaparecimento. Vizela vai ver partir uma alma nobre e rica.. O Sr. MANUEL CAMPELOS era um HOMEM! Afinal, os HOMENS também morrem! Caro AMIGO descanse em Paz, porque um dia nos juntaremos para sempre..
Sentidos pêsames para a família..

Maria José Borges (Avicella)
Mais um adeus sem retorno.
Nosso querido Manuel Campelos largou este plano de existência, deixando toda uma população com saudades eternas da sua coragem, persistência, sabedoria, honradez...
Vizela ficou mais pobre com a sua partida, contudo sempre será lembrado, pela sua luta e pelas causas defendidas, na memória coletiva de um povo!
Particularmente, gostei muito, muito de o conhecer!
Condolências à familia!

Carlos Alberto Costa (Líder da bancada do PS na Assembleia Municipal)
Morreu um homem tão grande como Vizela. Foi determinante na restauração do nosso concelho. O maior. Estive a seu lado na Comissão Instaladora e pude testemunhar o empenho, a garra e a tenacidade com que trabalhava pela sua Vizela. Vizela perde, sem dúvida, um grande homem. Um Homem que amava Vizela como ninguém. A melhor homenagem que lhe podemos prestar é preservar a sua memória e continuar a lutar por uma Vizela livre e desenvolvida. Um grande abraço de solidariedade a família. Que descanse em paz. Até sempre Sr. Campelos.

Paula Lima (ex-presidente de Tagilde e S. Paio)
Jamais morrerá para o povo de Vizela, pois este grande lutador faz parte da nossa história, da nossa identidade para sempre! Obrigada por um dia ter acreditado em mim! Até sempre!

Armindo Cachada (ex-jornalista do JN)
Acompanhei de perto, como jornalista, os acontecimentos que levaram à criação do concelho de Vizela e, por esse facto, tive a oportunidade de trocar ideias, muito de perto, com Manuel Campelos, ícone e líder incontestado da luta que levou à elevação de Vizela a concelho. A sua morte dá-lhe o lugar merecido na historia de Vizela.
Pessoalmente tive sempre a maior simpatia por ele e senti que havia correspondência. Apresento as condolências à família e aqui presto a minha homenagem ao líder e ao homem que soube incarnar e levar a bom porto a causa da autonomia vizelense. Até sempre, Manuel Campelos.

Gonçalo Castro (ex-presidente da Vizelgolfe)
Hoje, Vizela perde o seu maior lutador pela sua independência administrativa.
Sentidas condolências a toda a família.
Paz à sua alma.

José Armando Branco (Presidente da Filarmónica e Confraria S. Bento)
Hoje Vizela perdeu um dos maiores vultos da sua história grande homem grande amigo sentimentos pêsames a toda família.

Júlio César Ferreira (Presidente da Casa do Povo)
Hoje Vizela está mais pobre.
Partiu um dos emblemas de Vizela, um homem simples como simples são todos os grandes homens.
As minhas sentidas condolências à toda a sua família.
Descanse em paz SENHOR MANUEL CAMPELOS

Julio Brito (Associação 5 de Agosto)
Sentidos pêsames a toda a família! Uma perda irreparável um homem que acreditou sempre nas suas convicções e lutou sempre pelo seu Povo! Obrigado Manuel Campelos! Paz à sua alma!!!

José João Ferreira (Plano Claro)
Obrigado pelo seu carinho e por ter sido sempre um exemplo a seguir. Foram muitas horas a ouvir, a conhecer Vizela e também a ler. Guardarei com muito carinho todos os registos que me deixou fazer.
À familia os meus sentimentos...

João Ilídio Costa (ex-presidente dos Bombeiros de Vizela)
Adeus caro Amigo Manuel Campelos. Que Deus te pague ao dobro o quanto fizeste por Vizela e pelos Vizelenses.

Alberto Oliveira (Ex-vereador da Câmara M. Guimarães)
Paz a sua alma.

Alberto Mota (Presidente Federação dadores de Sangue)
Condolências para a família e para os Vizelenses.

José Pedro Carvalho Marques(ex-presidente Assembleia Freg. S. Miguel e membro da CIM)
Temos de reconhecer o valor da sua luta. Quando em 1966 vim para Vizela, já o "Notícias de Vizela, publicava artigo seus sobre Vizela e sob o titulo de - creio - "Emancipação e descentralização"".
Um HOMEM que merece um BUSTO num local nobre da cidade.

João Fernando Freitas (ex-treinador do CCD)
Sentidas condolências para a famílía do Sr. Campelos e para o povo vizelense.

Jose Maria Ferreira (A Pesada)
Os pêsames à familia descanse em paz

Anselmo Peixoto (Presidente Associação Família Peixoto)
Condolências a toda a família, e Paz à sua alma.

António Brás Mendes Pereira (Presidente da Junta de Moreira de Cónegos)
Os meus sentimentos à Família e a toda a Comunidade Vizelense.

António Ribeiro
Grande Homem e grande Vizelense e não são meras palavras, mas sim honrando a sua caminhada na terra. Os meus sinceros pêsames à familia !

Daniel Costa
Um grande Vizelense que lutou pela autonomia do seu concelho e um grande dinamizador por onde passou desde a politica até as coletividades que descanse em paz e os meus sentimentos à familia.

Cajo Carlos Gonçalves
Vizela está de luto. Está de luto a Família, esposa, filhos e netos, e restante família, amigos e vizinhos, mas também o Concelho, a Cidade, a freguesia e a Rua da Cruz Caída. Descansa em Paz grande Homem... as nossas sentidas condolências.

António José Freitas Monteiro
VIZELA hoje está de luto um dia que vai ficar na história da nossa terra a morte do PAI DA NOSSA INDEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA como o SR.MANUEL CAMPELOS tanto gostava de pronunciar,para toda a família os mais SENTIDOS PÊSAMES. DESCANSE EM PAZ.

Maria Do Rosário Lopes
Será agora compensado por Deus do muito trabalho que fez por Vizela.Obrigado por tudo ficará sempre no coração dos Vizelenses

Natália Oliveira
Grande Senhor até um dia Sr Campelos

Graça Capela
Os meus sentidos pêsames à família! Foi uma pessoa marcante na história recente do nosso concelho e uma figura muito interveniente para o bem da nossa terra!

Manuel Fernandes
Grande homem,Vizela deve-lhe muito, descansa em paz senhor Campelos.

Angela Silva
Minhas condolências a família e sem dúvida alguma um Grande vizelence vizela ficou mais pobre.

Ana Maria Marques
Vizela está mesmo de luto.Os meus sentimentos a toda a família. Descanse em paz Senhor Campelos. O Povo de Vizela jamais o esquecerá.

Filipe Ferreira
Minhas condolências para família, foi um grande homem para Vizela.

Antonio Marinho
Uma grande perda para Vizela, um grande senhor e amigo. Condolências à família.

José Anibal Caldas
GRANDE VIZELENSE. PAZ À SUA ALMA!

Fernando Dias
Simplesmente ...grande! obrigado Sr. Campelos descanse em paz. Vizela jamais o esquecerá

Rui Mó
Meus sinceros sentimentos a familia força nesta hora de dor Vizela perdeu um grande imagem simbólica um obrigado esse grande homem e senhor de Vizela

Jorge Ferreira
Deus lhe de um descanso pk este homem com um H grande merece foi o homem que entre muitos lutou pra que hoje Vizela esteja na rota do sucesso espero que lhe dêem o merecido mérito RIP

Antonio Costa Alves
Grande Homem e um Ilustre Vizelense.Paz á sua Alma.

Filipe Alves de Faria
Luto! Vizela deve-se curvar a todo o seu legado e contributo.

Manuela Faria
O Sr Campelos deixa uma marca profunda em Vizela que nenhum tempo pode apagar! Apesar de não podermos estar presentes, estamos convosco em espírito. Sentidos pêsames à família!

Joaquim Silva
Um Exemplo para a grande Maioria do Povo De Vizela

Manuel Antonio Freitas Rodrigues
As nossas confidências a família uma despedida de um grande homem que muito lutou pelo Conselho de Vizela que Deus lhe dê o eterno descanso.

Filomena Henriques
Grande lutador! Grande Vizelense. Descansa em paz. Vizela nunca te há-de esquecer... Sentimentos à família e a Vizela.

José Manuel Faria (ex-líder do Bloco de Esquerda de Vizela e ex-deputado municipal
O "heroi institucional" do Concelho.
Deveria ter sido o Presidente da Comissão Instaladora da Câmara de Vizela.


Site do JN
Blogge do Minho
Rádio Vizela

Partilhar