Vizela despede-se hoje de Manuel Campelos

Funeral marcado para as 17 horas em S. João das Caldas.



O tempo é de férias para grande parte das pessoas que hoje não vão poder marcar presença no adeus a Manuel Campelos fundador do Movimento da Restauração do Concelho de Vizela e responsável pela chama municipalista que nunca se apagou até ao dia da vitória em 19 de março de 1998. Há o caso de outros vizelense que interromperam as suas férias, alguns vindos de bem longe, para prestarem a última homenagem a este homem que ficará para sempre na história de Vizela e, por que não dizê-lo, na história de Portugal.




Não há jornal, nem arquivo de qualquer canal televisivo que não tenha imagens, as palavras quantas vezes emotivas, de Manuel Campelos guardadas para a história. A secular luta de Vizela foi única, e Manuel Campelos é o rosto dessa luta não obstante tantos outros, milhares de vizelenses, estarem associados à mesma.

O funeral sai hoje da igreja de S. João das Caldas, da sua freguesia, por volta das 17 horas.
Ontem, o executivo municipal liderado pelo presidente Victor Hugo Salgado e pelo vice-presidente Joaquim Meireles, do qual fazem parte o líder do PSD de Vizela Jorge Pedrosa, acompanhado por José Abreu, presidente do CDS, e de Mário José Oliveira da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas foram colocar a bandeira de Vizela na urna de Manuel Campelos. Mais tarde também a líder do PS e vereadora municipal, Dora Gaspar foi apresentar as condolências à família. As instituições de Vizela, cumprindo os três dias de luto municipal decretado pela Câmara, içaram as bandeiras a meia haste e representaram-se no primeiro dia de velório.
As mensagens de solidariedade têm chegado um pouco por toda a parte.
Manuel Campelos era uma figura querida da população vizelense. Um homem que Vizela jamais esquecerá. Até porque será impossível esquecê-lo.

Manuel da Costa Campelos, tinha 94 anos, era casado com Rosa Madureira e pai de: Rosa Manuela Madureira da Costa Campelos Lopes, Maria Paula Madureira da Costa Campelos, Regina Alice Madureira da Costa Campelos,
Rui Manuel Madureira da Costa Campelos e Maria Alexandra Madureira da Costa Campelos.
A toda a família, novamente, o ddV apresenta sentidas condolências.

Partilhar