VISITE VIZELA, Santuário de S. Bento das Peras; Balneários Termais; Parque; Rio; Montanha; Património; História...

27 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

.



1964 - O sétimo pedido de elevação de Vizela a concelho é dirigido pelas autarquias peticionárias à Junta Distrital de Braga para posterior encaminhamento ao governo do Estado Novo. A petição é assinada pelos sete presidentes de Juntas de Freguesia, todas do concelho de Guimarães: S. João das Caldas (Presidente, António Sousa Oliveira), S. Miguel das Caldas (José Ribeiro Ferreira), Infias (Manuel Alves), Moreira de Cónegos (Dinis Corais), Tagilde (Manuel da Silva), S. Faustino (José Fernandes), S. Paio (José Cardoso da Costa).
O autor e coordenador do texto foi o prof. dr. Joaquim Teixeira Ribeiro, Reitor da Universidade de Coimbra, que viria a exercer o cargo de vice-Primeiro-ministro do Governo presidido pelo general Vasco Gonçalves.

1999 - Moradores da Rua Elias Garcia manifestam-se contra a alteração do nome desta rua para "Rua Fonseca e Castro".

2007 - Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, benze remodelação do interior da Igreja Paroquial de S. Miguel das Caldas cujos trabalhos decorreram entre 2005 e 2009, sendo pároco Constantino Matos de Sá.

2012 - Francisco Ribeiro é reeleito presidente do PSD de Vizela.  

NESTA DATA NASCERAM
1951 - Ernesto Alves, ex-roupeiro do Futebol Clube de Vizela.
1962 - António Veiga, candidato à Câmara Municipal de Vizela pela CDU.
1952 - Celeste Branco (Clínica do Centro Comercial Jardim)
1985 - Diana Borges (Centro de Emprego Vizela)

FALECERAM NESTA DATA
2009 - Luís Gonzaga de Faria Ferreira (Sr. Luís Grosso, na foto, proprietário de uma das primeiras sapatarias de Vizela na rua da rainha em Vizela). Tinha 87 anos e foi sepultado em Santo Adrião de Vizela.
2011 - Maria da Glória da Cunha
2014 - Ana de Castro Araújo (S. Miguel)


Eventos históricos

HOJE É...
Feriado municipal em Lagos